InícioEditorialPrefeitura de município gaúcho pede que moradores subam em telhados para escapar...

Prefeitura de município gaúcho pede que moradores subam em telhados para escapar de inundação

A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul causou grandes tempestades e já causou quatro mortes. Além das vítimas, as chuvas estão provocando alagamentos, inundações e destruindo residências na região norte do Estado. Com isso, as prefeituras estão orientando seus cidadãos a evitarem áreas de risco e se afastarem de regiões próximas a rios. Na madrugada desta terça-feira, 5, a prefeitura da cidade de Roca Sales, que enfrentou uma enchente, pediu para que a população suba nos telhados de suas casas para fugir da água. “Nesse momento desesperado, bombeiros e Defesa Civil não estão dando conta de auxiliar todos que necessitam. Pedimos que quem consiga suba nos telhados e se agasalhe, o auxílio profissional do Estado só virá nas primeiras horas da manhã”, diz a prefeitura em nota. O perfil da prefeitura nas redes sociais compartilhou pedidos de resgate de pessoas presas em casas e estabelecimentos comerciais. A gestão municipal pede ainda para que os moradores que tenham barcos ajudem no resgate de pessoas ilhadas. Na noite de segunda-feira, 4, a Defesa Civil da cidade informou que o nível do Rio Taquari atingiu a marca de 22,37m, com aumento de 90 cm em uma hora. Por volta das 12h de segunda-feira, o nível do rio era de 8,96m.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 55 cidades registraram ocorrências relacionadas a chuva, como granizo, vendavais, inundações e quedas de árvores. Até o momento, foram contabilizados quatro mortos: um em Passo Fundo, um em Mato Castelhano e dois em Ibiraiaras. Ao todo, 426 pessoas estão desabrigados e outros 1.133 desalojados. Segundo estimativas das autoridades, o número de afetados total é de aproximadamente 18,5 mil. Em nota, a Defesa Civil informou que está atuando para auxiliar as cidades atingidas pelas chuvas, citando a situação de Muçum, um dos municípios mais atingidos pela chuva. “Os bombeiros empregaram sete embarcações, enquanto o Comando Ambiental da BM utilizou outras três no salvamento das pessoas, realizado ao longo de toda a madrugada”, afirmou a Defesa Civil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeitos de 10 capitais lideram ou empatam em 1º lugar nas pesquisas

Levantamento do Poder360 considerou os estudos mais recentes disponíveis em 20 capitais; PL, de...

COP30: Brasil quer que reunião de chefes de Estado ocorra no início

Ricardo Stuckert/PR 1 de 1 O presidente Lula e o governador do Pará, Helder...

Sobe para 126 o número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul

O número de mortos pelas enchentes causadas pelas incessantes chuvas no Rio Grande do...

Molécula produzida no intestino pode ter efeito protetor contra gripe

Pesquisadores observaram que camundongos infectados que receberam suplementação tiveram concentração de vírus e inflamação...

Mais para você