InícioEditorialApreensões de visitantes que tentam entrar com drogas em presídios crescem 36%...

Apreensões de visitantes que tentam entrar com drogas em presídios crescem 36% neste ano em SP

O número de visitantes impedidos de entrar nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo portando substância ilícitas aumentou 36% de janeiro a julho de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram 589 pessoas barradas antes de ingressarem nos presídios. A grande maioria (96%) é do sexo feminino. Neste ano, houve aumento de 64% na apreensão de substâncias assemelhadas à cocaína e maconha. Já as apreensões das novas drogas sintéticas, como K4, M4 e LSD, saltaram 637% em relação a 2022, saindo de 52 intercepções no ano passado para 383 agora, de acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), obtidos com exclusividade pelo site da Jovem Pan.

O aumento do número de apreensões é explicado pela intensificação das vistorias, investimento em tecnologia e falsa percepção de burlar a segurança com novo tipo de droga. “Como as drogas sintéticas como K4 são borrifadas em papel, acabam gerando uma aparente facilidade para a entrada nas unidades e uma falsa expectativa de que seria mais fácil burlar a segurança com elas”, explica o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger. A pasta informa que, neste ano, o Estado substituiu os aparelhos de escâneres corporais utilizados nos processos de visitas nos presídios de todo o território paulista, aprimorando a tecnologia dos equipamentos e melhorando, assim, as técnicas de revista dos profissionais das unidades. “Nesta gestão, estamos reforçando o aparato de segurança nas unidades prisionais para impedir a entrada de ilícitos. Recentemente, trocamos todos os escâneres corporais dentro dos presídios. E, a partir desta terça-feira, 12, realizamos seminário cinotécnico para reforçar a capacitação do uso de cães nas unidades, inclusive para farejar drogas e celulares”, detalha Streifinger.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Ex-affair de Buda assume romance com empresária

Após viver um breve affair com o ex-BBB Lucas Henrique, o Buda, Nina Capelly...

Mais para você