InícioEditorialPolítica NacionalPartido Novo pressiona governo a reconhecer Hamas como grupo terrorista

Partido Novo pressiona governo a reconhecer Hamas como grupo terrorista

Requerimento apresentado por Marcel Van Hattem teve adesão de outros partidos de oposição; Itamaraty vai aguardar a decisão do Conselho de Segurança da ONU

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Marcel van Hattem defende que o Brasil não fique neutro na guerra entre Israel e Hamas

Em requerimento de indicação apresentado nesta quarta-feira, 11, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira que reconheça o Hamas como grupo terrorista. A solicitação conta com a assinatura de mais 42 deputados, do Partido Novo e de outros partidos da oposição. Os parlamentares argumentam que esta medida busca corrigir a falta de ação por parte do governo brasileiro em relação ao conflito. Eles afirmam que a posição neutra do Brasil diante da guerra entre o Hamas e Israel não condiz com a seriedade das ações realizadas pelos extremistas islâmicos. “Isso reforça a necessidade de o Estado brasileiro tomar uma posição oficial e adotar medidas apropriadas”, destacou Van Hattem.

Em entrevista coletiva, o Ministério das Relações Exteriores condenou os ataques e afirmou que a classificação do Hamas como organização criminosa e demais desdobramentos políticos em relação ao confronto estão sendo debatidos com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma nova manifestação, mais enfática, em que pediu cessar-fogo e intervenção humanitária em defesa das crianças palestinas e israelenses. “É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”, disse Lula.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Machado de Assis lidera categoria de mais vendidos da Amazon dos EUA

Edição em inglês de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” viraliza após influenciadora compartilhar resenha...

Ex-BBBs 24 têm contrato encerrado com a Globo: veja quais

Reprodução 1 de 1 Foto colorida dos participantes do BBB24 sentados do sofá da...

Mais para você