InícioEditorialNa ONU, Brasil reforça necessidade de criação de corredores humanitários e defende...

Na ONU, Brasil reforça necessidade de criação de corredores humanitários e defende formação de dois Estados

Em entrevista à imprensa após o fim da reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que terminou sem acordo sobre a situação na Faixa de Gaza, o chanceler do Brasil, Mauro Vieira, falou sobre a necessidade da criação de corredores humanitários em Gaza e voltou a defender o apoio do Brasil para a criação de dois Estados: Israel e Palestina. “O objetivo imediato é claro e urgente, prevenir mais derramamento de sangue e garantir acesso humanitário urgente para as áreas mais atingidas. Questões humanitárias são urgentes, assim como criação de corredor para retirada de civis”, disse Vieira, sob condição de presidente do Conselho e ministro das Relações Exteriores. Além de reforçar a posição brasileira sobre a necessidade de um cessar-fogo, ele também voltou a defender o apoio do país para a criação de dois Estados com fronteira acordadas, e garantiu que o país vai continuar acompanhando a situação da região e mantendo diálogo.

“Brasil tem acompanhado a situação na região e acreditamos que todos os esforços precisam ter a proteção de civis como prioridade. Nem israelenses e nem palestinos deveriam passar por uma situação de sofrimento”, declarou Vieira. Durante a declaração, ressaltou apelo o apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela libertação dos civis. Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas atacou Israel, o Oriente Médio está sob uma luta que já deixou mais de 3.200 mortos e cerca de 500 mil deslocados internos. Três vítimas são brasileiras: a carioca  Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e Bruna Valeanu, de 24 anos. O Brasil lançou uma Operação Voltando a Paz e já repatriou vários brasileiros que estavam no meio da guerra. Outras aeronaves estão a postos para resgatar os demais, incluindo aqueles que estão na Faixa de Gaza, região que tem sido palco dos bombardeios israelenses, e que sofre uma grave crise humanitária.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bosch anuncia 5,5 mil demissões e culpa automobilísticas

Impacto da crise na indústria automobilística gerou “necessidade de ajustes”, diz empresa ao justificar...

Áreas rurais de Planaltina recebem asfalto e novos canais de irrigação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22/11),...

De olho em 2026, Bebeto Galvão se prepara para pré-candidatura a deputado

Vice-prefeito de Ilhéus, no Sul, até 31 de dezembro, Bebeto Galvão (PSB) já colocou...

Chuva causa alagamentos em vias de Vitória da Conquista

As chuvas que caíram na manhã desta sexta-feira (22) deixaram diversas ruas de Vitória...

Mais para você