Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann 16 de outubro de 2023 | 18:45
O PT aprovou nesta segunda-feira (16) uma regra que limita as possibilidades de realização de prévias eleitorais para a escolha de candidatos a prefeito nas eleições do ano que vem.
A partir de agora, as prévias não ocorrerão caso o diretório municipal correspondente aprove por dois terços dos votos o nome de um dos pré-candidatos para disputar a eleição. Apenas se esse patamar não for alcançado haverá consulta direta a todos os filiados do partido.
A resolução foi aprovada pelo diretório nacional do partido por 47 a 36 votos. Os opositores, de correntes minoritárias, argumentam que a medida é antidemocrática, por reduzir o espaço para o debate interno.
Secretário de Comunicação da legenda e um dos favoráveis à mudança, o deputado federal Jilmar Tatto (SP) diz que a alteração é necessária tendo em vista a nova realidade política.
“Existe um ente jurídico novo, que é a federação. O PT não tem mais 100% de autonomia, tem que dialogar com outros dois partidos [PCdoB e PV]. Isso muda muito o jeito de fazer política”, afirmou.
Fábio Zanini/Folhapress