InícioEditorialNotíciasConstrutoras investem em startup para otimizar processos no setor imobiliário

Construtoras investem em startup para otimizar processos no setor imobiliário

Com investimento na Archa, plataforma de serviços que reúne arquitetos de todo o Brasil, as empresas prometem alavancar suas atuações no Espírito Santo e Bahia

Maior plataforma de serviços de arquitetura e design de interiores do País, a Archa acaba de receber investimentos de duas importantes empresas de construção civil do Espírito Santo para expandir sua atuação: Mocelin Engenharia e Soma Urbanismo. A rodada de investimentos, de cerca de R$ 3,5 milhões, foi liderada pela Ace Ventures e pela TM3 Capital, através do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses1).

Além de investidoras da construtech, que alterou sua sede para o Estado, as companhias se uniram à Archa de forma estratégica na busca por oferecer inovação e serviços mais completos e otimizados para o setor imobiliário capixaba e no Sul da Bahia. A ideia da parceria é atender clientes que desejam acompanhamento especializado em todos os processos de construção de seus imóveis, desde a busca por um arquiteto até a elaboração do projeto e, por fim, a execução das obras.

Segundo Raphael Tristão, CEO da startup, a entrada das duas empresas é mais um importante passo rumo à consolidação do plano de se tornar a “XP da arquitetura”. “Queremos fazer no mercado de arquitetura e design o que a XP fez pelo mercado de investimentos. O Espírito Santo é um estado estratégico e de crescimento com inovação e expansão dos investimentos. Já temos importantes projetos na região”, afirma.

Hoje, a Archa conta com cerca de 87 mil arquitetos cadastrados em suas plataformas, quase 40% dos profissionais do setor no País. A startup tem quase R$ 1 bilhão em produtos especificados dentro do Archabox,ferramenta que funciona como assistente inteligente para auxiliar arquitetos e designers a selecionarem diferentes produtos para o consumidor final, com os melhores blocos 3D disponíveis no mercado. Além disso, por meio de comunidades virtuais e físicas, a Archa capacita arquitetos com conteúdo altamente especializado, oferecendo espaços de coworking e uma gestão de especificações.

O empreendedor Cesar Mocelin, Diretor Executivo da Mocelin Engenharia, figura entre aqueles que têm dedicado seus esforços em busca de empresas com ideias inovadoras e perspectivas promissoras, sobretudo no segmento tecnológico. Em 6 anos, ele já realizou aportes em seis startups, localizadas em diferentes regiões do Brasil, incluindo o Distrito Federal e os estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo. “Diversificar o portfólio de investimentos tornou-se prática de gestão das empresas modernas e está cada vez mais frequente entre empreendedores de todos os portes e áreas de atuação. Mas, optar por alocar parte do capital em startups representa um fenômeno mais atual, que ainda mobiliza um restrito grupo de investidores”, explica o gestor.

Para 2023, a Mocelin Engenharia prevê um lançamento na Praia do Canto no 2º semestre e identificou na Archa um modelo de negócios genuinamente inovador, que traz consigo soluções modernas destinadas a setores intrinsecamente associados às construtoras.
“Estamos trabalhando com a Archa numa parceria que vai evoluir continuamente. Somos investidores da startup porque acreditamos no seu potencial e temos interagido de maneira concreta com suas ferramentas. No próximo empreendimento de alto padrão, a ser lançado na Praia do Canto, em Vitória, por exemplo, faremos um Studio Archa inédito na plataforma. Será um concurso entre arquitetos, visando eleger o melhor projeto para os apartamentos garden do empreendimento. Essa iniciativa representa mais uma das múltiplas ações que planejamos promover de forma colaborativa com a Archa”, diz.

Já a Soma Urbanismo, empresa de São Mateus que se consolidou como principal loteadora da região Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, viu nesta parceria a oportunidade de oferecer aos seus clientes a ‘concretização de sonhos’.

“Ninguém deseja ter o lote, apenas, o grande sonho do brasileiro é ter a casa própria. Nós entregamos a infraestrutura pronta e o espaço onde esse sonho será materializado. O que o cliente fará depois? Procurar um arquiteto. Com a Archa, damos a ele esse caminho do que fazer posteriormente à entrega do empreendimento”, explica Gustavo Barbeitos, presidente da Soma.

Em 13 anos de história, já foram 21 loteamentos lançados e 6 mil lotes vendidos pela Soma, sendo cerca de 3 milhões de m² de áreas urbanizadas.

Atualmente, as três empresas já trabalham juntas na construção de um condomínio de alto padrão em Trancoso, no litoral baiano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tentativa de envenenar eu e o Alckmin não deu certo, estamos aqui, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 21, ter de agradecer...

Cesta básica em São Paulo aumenta 1,15% em outubro

Os dados mais recentes do Procon-SP, em parceria com o Dieese, revelam que o...

Advogados que não votaram nas eleições da OAB-BA estão sujeitos a multa

O voto nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é obrigatório, com...

Países árabes rejeitam propostas de redução de combustíveis fósseis na COP29

O representante da Arábia Saudita, Albara Tawfiq, anunciou que os países árabes não aceitarão...

Mais para você