Com a evolução crescente da tecnologia nas últimas décadas, nada mais normal do que as ferramentas tecnológicas chegarem até as salas de aulas para que possam ser aplicadas visando melhorar o ensino e o aprendizado.
A partir do uso dos recursos tecnológicos, os educadores têm conseguido aprimorar as abordagens e as metodologias do ensino, como é o caso da realidade virtual e da lousa interativa touch screen.
Nosso objetivo aqui é mostrar como a realidade virtual tem aproximado os alunos de experiências incríveis. Vamos entender mais sobre isso!
A realidade virtual no dia a dia da sala de aula
A realidade virtual é uma tecnologia inovadora que permite a imersão do usuário dentro de ambientes artificiais.
Essa imersão pode ser realizada através de tecnologias interativas, como a lousa interativa touch screen, monitores adaptados e ainda óculos especiais.
Ainda que o uso desse tipo de tecnologia seja muito comum em termos de entretenimento, cada vez mais ele vem sendo usado para o contexto de ensino.
A realidade virtual, portanto, não só é uma facilitadora na relação entre os professores com os alunos em sala de aula tradicional, mas também no caso do ensino à distância.
A tecnologia é capaz de aproximar os alunos de experiências únicas e incríveis, garantindo um maior interesse e engajamento deles pelos conteúdos ensinados.
Portanto, é uma maneira de fazer com que as novas gerações estejam mais focadas e interessadas no ensino pedagógico, adaptando-se à realidade deles com o uso de tecnologias inovadoras na escola.
No caso do uso da realidade virtual no EAD, essa é uma maneira de tornar o acesso à educação mais democrático e ainda traz um dinamismo maior para as metodologias de ensino, tornando-as mais interessantes.
Afinal, a RV permite, entre outras coisas, que se simule a sala de aula utilizando-se de sistemas operacionais que foram criados apenas para esse fim.
Em termos de sala de aula tradicional, os alunos poderão “visitar” diferentes locais, como o Palácio de Buckingham e o Museu do Louvre sem sair da escola, por exemplo.
As vantagens que a realidade virtual traz aos alunos
A realidade virtual, como vimos, tem sido cada vez mais aplicada em sala de aula, à medida que gera experiências inovadoras e incríveis aos alunos.
É o caso do aumento da interatividade e da imersão que ela traz para os estudantes nos mais variados conteúdos que são passados em diferentes disciplinas.
Com isso, além de ser explicado de forma teórica, os estudantes podem ver os conteúdos de maneira imersiva na prática, como visualizar a estrutura do corpo humano ou locais sobre os quais estão aprendendo, potencializando a compreensão.
Já imaginou como é interessante para o estudante “estar” dentro de um dos maiores vulcões do mundo ou mesmo em um outro planeta?
Como dito, o uso da realidade virtual aumenta a compreensão dos estudantes, bem como a concretização das ideias que estão sendo estudadas.
A RV melhora a prática e ainda evita tanto interpretações erradas quanto possíveis falhas no aprendizado dos conteúdos.
Por fim, a realidade virtual também ajuda a melhorar bastante o engajamento de todos os estudantes, sendo essa uma das contribuições mais importantes desta tecnologia em sala.
O uso dela ajuda a trazer uma maior comunicação e aumenta a colaboração entre todos os alunos de uma turma, além de criar um ambiente mais lúdico para o aprendizado.
Essa é uma ótima forma de otimizar a interação social entre os estudantes e incentivar de maneira mais eficaz as atividades e trabalhos em grupo.
Conclusão
Como você viu aqui, a realidade virtual tem aproximado os estudantes de experiências cada vez mais incríveis, permitindo práticas inovadoras em sala de aula, que contribuem positivamente para o aprendizado e a interação de todos.
Neste texto, nós explicamos um pouco mais sobre como funciona a RV em sala e ainda as vantagens que ela pode proporcionar para qualquer escola, educador e estudante.
O que achou do conteúdo de hoje sobre descobrir como a realidade virtual está aproximando os alunos de experiências incríveis?