InícioEditorialConduta do Sleeping Giants contra a Jovem Pan pode ser entendida como...

Conduta do Sleeping Giants contra a Jovem Pan pode ser entendida como abusiva, diz relator do caso no TJ-SP

A campanha de difamação promovida pelo Sleeping Giants Brasil coloca a atividade do Grupo Jovem Pan em risco. É o que afirma o desembargador Gilson Miranda, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), no acórdão publicado nesta quarta-feira, 1º. Na segunda-feira, 30, o TJ-SP decidiu que a atuação dos ativistas é ilegal e deve ser interrompida imediatamente. Além disso, a Corte fixou multa de R$ 5 mil reais por cada postagem feita pelo Sleeping contra a emissora. “É de rigor prever, desde já, multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por descumprimento, a ser aferido por cada postagem, ‘tweet’ ou semelhante realizada a partir dos perfis da associação agravada nas redes sociais”, determina Miranda. A decisão do TJ-SP foi tomada em plenário, e o resultado foi unânime. Em uma dupla vitória para a Jovem Pan, os desembargadores reverteram uma decisão tomada anteriormente que suspendia por um ano o processo movido pelo grupo de mídia contra o Sleeping Giants. No processo, que foi retomado, a Jovem Pan afirma que a campanha capitaneada pelos ativistas é ilegal, uma vez que ofende a reputação e a imagem da empresa.

“De um lado, há probabilidade do direito invocado: ao menos a princípio, parece que a conduta da associação agravada pode, em tese e de alguma forma, ser entendida como abusiva. A reforçar isso, importante trazer à baila as manifestações de fls. 332/333 da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL). De outro, há perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo: o risco que a retirada em massa de patrocínios pode causar às atividades de uma empresa de radiodifusão. Não pode ser ignorada a possibilidade de o sufocamento econômico-financeiro promovido pelas campanhas da associação agravada atingir um ponto sem retorno antes mesmo da prolação da sentença. Essa possibilidade de grave risco que a campanha impõe é determinante para que a balança seja reequilibrada, a fim de garantir, minimamente, a utilidade de eventual resultado favorável à agravante em sede de cognição exauriente”, escreve o desembargador no acórdão – confira AQUI e AQUI a íntegra dos documentos.

O advogado de defesa do Grupo Jovem Pan José Frederico Manssur falou sobre a vitória por unanimidade na Justiça e a tentativa do Sleeping Giants de censurar a liberdade de expressão tendo no fundo outros interesses. “O que o Sleeping Giants pratica tem um nome só: censura. Tentam calar um veículo de comunicação porque ele não pensa como eles. Hoje foi com a Jovem Pan, amanhã pode ser com qualquer outro veículo de imprensa que não tenha o mesmo pensamento ou a mesma ideologia que os ativistas pregam.”

A pena estabelecida pela Justiça é de multa para cada evento ou novas postagens com dizeres que objetivam desqualificar a Jovem Pan, um grupo de mídia com mais de 80 anos de existência e uma longa história de serviços prestados à democracia brasileira. “O recurso contra a decisão que suspendeu o processo foi dado total provimento, ou seja, o processo vai ter seu regular andamento, e foi reconhecido pelos desembargadores, de forma unânime, a campanha vexatória e a obrigação do Sleeping Giants de cessar imediatamente a hashtag de desmonetização da Jovem Pan sob pena de aplicação de multa para cada evento de descumprimento”, explica Manssur.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você