O Instituto Fecomércio do Distrito Federal realizou uma pesquisa com os comerciantes brasilienses para medir as expectativas para o fim de ano, que apontou otimismo em relação às vendas para os últimos meses de 2023.
O estudo mostra que a adesão de lojistas à Black Friday segue em alta na capital federal.
De acordo com levantamento realizado entre os dias 18 de setembro e 5 de outubro, 84,2% das empresas de 16 segmentos do comércio de bens, serviços e turismo irão participar das promoções na última semana de novembro.
A estimativa é que a data injete cerca de R$ 147 milhões na economia do DF e dê início à temporada de compras natalinas.
De acordo com os lojistas entrevistados, 54,2% consideram a data muito importante para o faturamento das empresas. Comparando com 2022, quando esse índice atingiu 44%, o grau de importância aumentou entre os entrevistados neste ano. Além desses, outros 28,6% avaliam que a Black Friday tem média relevância no desempenho dos negócios. Apenas 17,2% acham que o período de vendas tem baixa importância.
Ainda segundo a Fecomércio-DF, a adesão das empresas à Black Friday começou há sete anos.
“A Black Friday já é parte importante do calendário de vendas do comércio brasileiro. Ela acelera a queima de estoques antigos e promove a renovação de mercadorias para serem comercializadas no Natal. Embora a maioria dos consumidores prefira fazer suas compras em dezembro, uma boa parte aproveita as promoções para garantir descontos em produtos, principalmente aqueles com maior valor, como os eletroeletrônicos”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
O estudo mostrou que a maioria dos lojistas (98,3%) espera vender mais no meio físico. Apenas 1,7% acredita que as vendas serão melhores no meio online (internet). Vale ressaltar que, em 2022, o percentual de vendas maiores no meio físico foi de 97,4%
Segmentos pesquisados na Black Friday: Entre os 16 segmentos pesquisados com maior relevância para o período de promoções, o de móveis, brinquedos e eletrônicos são os que têm o maior ticket médio. Na sequência vêm óticas; cama, mesa e banho; calçados; e vestuários.
A maioria dos lojistas (70%) declarou que vai utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas na Black Friday de 2023. Dentre elas, a “promoção” foi a mais mencionada, com 35,2%, seguida pela “divulgação em redes sociais” (22,8%) e pela “diversidade de produtos” (22,1%).