InícioEditorialOnda de calor no Sudeste deve permanecer nos próximos dias; saiba como...

Onda de calor no Sudeste deve permanecer nos próximos dias; saiba como se cuidar

Mesmo antes do verão, o Brasil já passa por ondes de calor em várias regiões. No Sudeste e Centro-Oeste, temperaturas elevadas de até 34ºC devem ser registradas ao longo desta semana. Em entrevista à Jovem Pan News, o meteorologista Alexandre Nascimento afirmou que a expectativa é de 5ºC acima da média para o mês de novembro: “Estamos com o domínio de um grande sistema de alta pressão, que predomina sobre praticamente todas as regiões brasileiras e vem inibindo a formação de nuvens carregadas e o deslocamento das frentes frias. Por isso, de forma gradativa, nos últimos dias a temperatura vem subindo”. A semana deve contar com máximas de 37 °C em São Paulo, 38 °C no Rio de Janeiro, 42 °C em Mato Grosso e 38 °C em Goiás nesta segunda-feira, 13. De acordo com o especialista, a onda de calor é fruto da junção de vários fatores como o aquecimento global, o El Niño vigente em 2023 e a massa de ar seco que chegou ao Brasil. O excesso de calor exige cuidados redobrados com a saúde, principalmente de crianças e idosos, como alertou o cardiologista André Casarsa.

“A desidratação é um dos maiores problemas. Isso pode afetar os mais idosos com mudanças na pressão arterial. Com a desidratação, a pressão pode cair. Mas, em temperaturas mais elevadas, a pressão pode inclusive aumentar. É sabido que existe um risco aumentado de doenças cardiovasculares, especialmente infarto e AVC, em situações de temperaturas mais altas. Estudos mostraram que acima de 35ºC é a temperatura mais perigosa, quando devemos ter mais cuidados. Outros efeitos indesejados podem acontecer, como insolação, lesão e queimaduras na pele”, explicou. Vale destacar que é fundamental o consumo de muita água neste período e o uso de protetor solar.

*Com informações do repórter Alvaro Nocera

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem após enchentes

Cidades do estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Desastre “explodiu de uma hora para a outra”, diz Leite

Governador do Rio Grande do Sul avalia que a comunicação é um de seus...

HÁ VINTE ANOS – A vez do companheiro do PT

03:50 Levantamento do PFL sobre os cargos ocupados seguindo critérios políticos indica a existência...

Comissão da Câmara aprova exercício de qualquer profissão como MEI

Projeto ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e...

Mais para você