InícioEditorialCotidianoQuem foi mal no Enem precisa mudar estratégia para 2024

Quem foi mal no Enem precisa mudar estratégia para 2024

A edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o consolida como o maior vestibular do Brasil. Dos 3,9 milhões de inscritos na edição 2023 do exame, por volta de 2,8 milhões (71,9%) compareceram aos locais de prova. Para quem acredita ter ido mal no teste e deseja tentar novamente em 2024, dedicar-se a uma rotina de estudos e aplicar outras estratégias pode ser crucial para passar no exame.

Além de investir no preparatório Enem para a próxima edição, o participante deve criar estratégias para facilitar sua entrada na universidade. Porém, para quem tirou uma nota mediana na prova, não é necessário desistir do sonho de entrar na universidade.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) permitem que o candidato escolha até duas vagas por programa. Por exemplo: no ProUni, ele pode se candidatar a uma vaga de Medicina em duas instituições particulares ou Medicina e Biomedicina, por exemplo.

Essa possibilidade permite que o aluno tenha mais chances de entrar na faculdade. Dessa forma, ele também pode tentar um curso mais difícil e outro que tenha concorrência menos acirrada.

A Faculdade de Administração de Empresas, por exemplo, tem alta demanda, mas também costuma oferecer muitas vagas. Por isso, é um curso mais tranquilo de entrar do que Direito ou Jornalismo.

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar a prática de estudos e otimizar resultados tanto no Exame quanto em outros vestibulares.

Rotina de estudos

Estudar em um curso pré-vestibular ajuda a saber quais matérias vão cair, a montar uma rotina diária e até a ter uma noção de prováveis temas para a redação. Contudo, o aluno também precisa manter a prática de estudos em casa, principalmente se pretende estudar nos fins de semana.

A rotina fora das aulas pode ser uma revisão daquilo que foi mostrado pelo professor. O importante é que haja uma praxe e que todas as matérias estejam dentro desse cronograma.

Para quem não pode investir em um cursinho, o estudo em casa precisa ser ainda mais intenso. Nesse caso, ter um calendário é mais importante.

Materiais de estudo

A internet é uma fonte repleta de materiais de estudo. Contudo, é preciso ter senso crítico: muitos livros e apostilas podem não ter fontes confiáveis, o que acaba prejudicando a rotina de aprendizado.

O ideal é procurar por materiais confiáveis, como livros e apostilas que tenham sido utilizados por quem passou no exame. Atualmente, há também aulas on-line gratuitas, que podem ajudar nesse reforço dos estudos.

Notícias

O Enem é uma prova de atualidades. Portanto, é fundamental que o aluno conheça as principais pautas do último ano e, principalmente, que esteja a par dos noticiários.

O grande diferencial não fica em apenas conhecer os assuntos, mas contextualizá-los. O Enem exige reflexão, já que seu sistema de notas vai além do certo-errado.

Aplicativos

Embora o celular seja visto como um “vilão” por quem deseja se concentrar nos estudos, ele também pode auxiliar no cronograma para o Enem. Com os aplicativos certos, é possível manter uma rotina de estudos e organizar as matérias estudadas a cada dia.

O Trello, por exemplo, é um painel estilo kanban (quadro de sinalização com cartões), cujas cartas podem ser trocadas ou armazenadas caso o aluno cumpra as tarefas estipuladas. Já com o Google Agenda, o estudante pode colocar as matérias e o horário para cada uma delas. Ele avisa com dez minutos de antecedência a chegada de um novo evento.

Para controlar a rotina, o Pomodoro Timer é um cronômetro que estipula horários para quem deseja estudar pelo método pomodoro (25 minutos de estudo para 5 minutos de descanso). Outra ferramenta é o Google Keep, um serviço de anotações do Google que ajuda o aluno a criar pequenos resumos. É possível colocar imagens, links e até á

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Gilberto Kassab será homenageado com Medalha Thomé de Souza na Câmara de Salvador

Em sua solicitação, Edvaldo Brito ressaltou a importância de Kassab na política nacional. ...

Cardiologista indica nove hábitos que previnem ‘inimigo silencioso’

A hipertensão arterial, também conhecida como "pressão alta", é uma condição que frequentemente não...

Senacon investiga 14 operadoras de saúde por cancelamentos abusivos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu início a um processo administrativo envolvendo 14...

A Digitalização no Interior: Como a Tecnologia Está Transformando o Lazer e a Educação

A digitalização chegou a todos os cantos do Brasil, incluindo pequenas cidades e comunidades...

Mais para você