InícioEditorialGrupo LIDE reúne especialistas para discutir os desafios no tratamento da depressão

Grupo LIDE reúne especialistas para discutir os desafios no tratamento da depressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão. O órgão alerta que, uma a cada quatro pessoas não tem o diagnóstico e apenas uma em cada dez tem acesso a tratamento adequado. Em evento do Grupo LIDE sobre o tema, o presidente do conselho do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg, declarou à Jovem Pan News que a doença tem que ser tratada assim que diagnosticada e que a pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas no enfrentamento: “Algo que era tratado com reserva passou a ser tratado de forma mais aberta, sem preconceitos. Para que a gente possa lidar com isso, tem que ter enfrentamento, e enfrentamento se faz com políticas públicas (…) [A depressão] tem outros desdobramentos, como comorbidades, burnout e exaustão. Tudo isso merece uma visão mais crítica por parte da sociedade”. De acordo com Arthur Guerra, coordenador do núcleo de álcool e drogas do Hospital Sírio Libanês, a descoberta precoce da depressão contribui para o tratamento.

“É a doença do século, a doença mais grave que tem no nosso país e algo que pode ser tratado e prevenível se você fizer o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo conseguimos abordar essa questão, melhores são as taxas de sucesso”, declarou Guerra. Já o ex-secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, alerta que todo cuidado é pouco e que crianças e adolescentes não estão livres desta condição: “Que tenhamos uma atenção especial para o jovem e adolescente, que muitas vezes se enclausura dentro do quarto e fica nas redes sociais. Isso é uma forma dele se proteger do mundo adverso que está à sua volta”. O ex-governador João Dória também fez um apelo para políticas públicas no campo da saúde mental: “A importância do sistema público de saúde nos problemas de ordem mental, tanto de crianças, jovens e adolescentes, quanto de adultos, principalmente na percepção do problema e no atendimento psicológico e terapêutico para aqueles que sofrem”.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite visita cavalo resgatado no RS: “Alegria imensa”

Animal, apelidado de Caramelo, recebe tratamento no Hospital Veterinário Ulbra depois de ficar ilhado...

Indígenas mudam nomes cristãos em Goiás: “Não acho bom”

Indígenas de Goiás conseguiram mudar os nomes cristãos de registro em uma ação da...

Motorista de Lamborghini persegue motociclista após ter Rolex roubado na Faria Lima

Na tarde deste sábado (18), o motorista de uma Lamborghini teve o relógio Rolex...

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Mais para você