No reino do kitesurf, o Distrito Federal tem três novos monarcas. Após oito meses de intensas batalhas travadas sobre as águas e também no ar, Rodrigo Amaral (foto em destaque), Fábio Côco e Camila Costa fecham o ano coroados. Eles são os campeões das três categorias do torneio Rei e Rainha do Lago 2023.
A disputa começou em março e só terminou no fim de novembro. Os vencedores tiveram a maior média de velocidade num percurso de 5 km. Rodrigo Amaral foi rei na categoria bidirecional; Fábio Côco ficou com o trono na categoria hydrofoil; e Camila Costa assume a majestade da categoria bidirecional feminino.
O campeonato Rei e Rainha do Lago 2023 não poderia vir em melhor momento: o kitesurf vem ganhando espaço em todo o Brasil e no mundo. Tanto que o esporte fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
Rodrigo Amaral, campeão na categoria bidirecional, comemorou a conquista após ser vice por dois anos. “Consegui esse título com muita determinação. Foi um ano muito intenso, de muito trabalho. Estou muito feliz agora. Sempre procuro fazer o melhor em tudo que faço, sempre com fé em Deus”, afirmou.
O também campeão Fábio Côco, que venceu por três anos seguidos na categoria hydrofoil, relembrou o início do torneio. “Começou na época da pandemia, quando a gente não podia se reunir. É bem legal, bem emocionante. É o esporte à vela mais rápido que tem no lago”, contou.
Junior Jaegger, presidente da Associacao Brasiliense de Kitesurf (Abrakite), que realiza o Rei e Rainha do Lago, também comemorou o sucesso da competição: “Tivemos grandes conquistas parao crescimento do esporte, com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos”.
A premiação ocorrerá no próximo sábado (16/12), no bar Zeppelin, na 713 Bloco C, na Asa Norte, em Brasília.
Os vencedores kitsurf-rei-e-rainha-do-lago
Camila Costa, vencedora do bidirecional feminino
fabio-coco-kitesurf
Fábio Côco, tricampeão do torneio na categoria hydrofoil Reprodução
rodrigo-amaral-kitsurf-rei-e-rainha-do-lago3
Rodrigo Amaral conquistou a categoria bidirecional após bater na trave por dois anos Reprodução
Confira o pódio:
Categoria bidirecional
1° Rodrigo Amaral
2° Felipe Lago (Siri)
3° Tiago Sato
Categoria hydrofoil
1° Fábio Côco
2° Pedro Martins
3° Thiago Corrêa
Categoria bidirecional feminino
1° Camila Costa
2° Dani Mourão