InícioEditorialIBGE divulga queda de 7,5% na taxa de desemprego em novembro

IBGE divulga queda de 7,5% na taxa de desemprego em novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 29, que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,5%, no trimestre móvel terminado em novembro. Este é o segundo melhor resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), iniciada em 2012. Atualmente são 8,2 milhões de pessoas em busca de trabalho no país, o menor número desde o trimestre encerrado em abril de 2015, (8,15 milhões). “A taxa de 7,5% é a menor para um trimestre encerrado em novembro desde 2014 (6,6%), ou seja, retoma a valores de quase dez anos atrás, quando a desocupação era bem mais baixa”, afirma a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

Em relação ao trimestre anterior, de junho a agosto de 2023, a taxa de desocupação reduziu em 0,3 ponto percentual (p.p.), e ficou em 7,8%. O número de pessoas trabalhando foi estimado em 100,5 milhões, o que equivale a um crescimento de 0,9% no mesmo período, o número de desempregados ficou estável.  O rendimento médio real aumentou 2,3% no trimestre e chegou a R$ 3.034. No ano, a alta foi de 3,8%, e alcançou R$300,2 bilhões, um recorde na história da pesquisa. O crescimento foi de 3,2% no trimestre e de 4,8% no ano. Segundo Beringuy, o aumento se deve à expansão do número de pessoas inseridas no mercado de trabalho e ao aumento do rendimento médio dos trabalhadores. “No trimestre, esse crescimento foi mais acentuado entre os empregados com carteira no setor privado (2,1%) e os trabalhadores por conta própria com CNPJ (7,6%). Vale ressaltar que na comparação anual nenhuma forma de inserção apresentou queda no rendimento, seja no trabalho formal, seja no informal. Todos registraram variação positiva”, destacou a pesquisadora. 

Como a Jovem Pan mostrou anteriormente, o mês de novembro registrou a criação de 130 mil novas vagas de emprego formal no Brasil, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No acumulado do ano, o país gerou um total de 1,91 milhão de postos de trabalho.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você