InícioEditorialSTF mantém presos ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do DF por...

STF mantém presos ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do DF por omissão em atos de 8 de Janeiro

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu o julgamento e decidiu tornar réus e manter presos sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por omissão nos atos de 8 de Janeiro, em Brasília. Dentre os acusados estão os coronéis e ex-comandantes-gerais da corporação Klepter Rosa Gonçalves e Fábio Augusto Vieira. O grupo foi preso em agosto e chegou a pedir a soltura, mas o pedido foi negado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo. O voto do relator foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Moraes argumentou que há indícios de que os denunciados tinham conhecimento das circunstâncias do perigo, conforme demonstrado pela atividade de inteligência da polícia. A PGR alega que os militares não cumpriram os deveres de proteção e vigilância impostos pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica da PMDF.

Os sete ex-integrantes da cúpula da PM foram denunciados por omissão imprópria, por aderirem subjetivamente às ações delitivas praticadas por terceiros, quando poderiam ter agido para evitar o resultado. Segundo a PGR, os acusados concorreram para a prática dos crimes, abstendo-se de cumprir os deveres de proteção. Em novembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes negou a soltura do grupo, que permanece preso desde agosto de 2023. A decisão está sob sigilo. A Jovem Pan não conseguiu falar com a defesa dos acusados. O espaço permanece aberto para qualquer manifestação.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rodovias geridas pela União têm queda de acidentes, mas seguem mais fatais que concedidas

Os acidentes em rodovias federais administradas pela gestão pública reduziram nos últimos seis anos, enquanto houve...

Marina Silva critica PL do Aborto, que teve pedido de urgência aprovado pela Câmara

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou o pedido de urgência da proposta...

Pessoalmente sou contra o aborto, mas defendo a lei, diz Gleisi

Presidente do PT critica o PL “antiaborto” que equipara a interrupção de gravidez acima...

Mais para você