InícioEditorialCPI da Braskem aprova plano de trabalho e pede esclarecimentos sobre Maceió

CPI da Braskem aprova plano de trabalho e pede esclarecimentos sobre Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem aprovou nesta terça-feira, 27, o plano de trabalho apresentado pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), que irá conduzir as próximas reuniões do colegiado. A CPI é no Senado Federal e apura as possíveis responsabilidades da petroquímica sobre o desastre ambiental na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, causado pela exploração do mineral sal-gema.  “Aqui nesta CPI vamos investigar os fatos e apurar responsabilidades e omissões. Sim, vamos, mas também vamos refletir sobre todo o arcabouço jurídico relativo ao tema e propor normas que evitem a repetição desse ciclo. Vamos funcionar como caixa de ressonância nacional e dar visibilidade ao problema para que situações semelhantes não levem a novas tragédias”, iniciou o relator. “ Vamos nos antecipar, porque, volto a dizer, não estamos falando de desastres naturais, mas de tragédias, calamidades provocadas pela ação humana, pela ganância humana, tragédias que podem e devem ser evitadas”, completou.

A divisão dos trabalhos será feita em 3 etapas: na primeira, a análise do histórico da atividade míneroindustrial envolvendo a pesquisa e lavra de sal-gema na região sob investigação; na segunda, a investigação das causas, dimensionamento dos passivos, responsabilização e reparação justa; e na terceira, a análise das lacunas e falhas na atuação dos órgãos de fiscalização e controle e Proposição de melhorias no arcabouço legal e regulatório. A votação dos requerimentos de convite e convocação está prevista para a manhã desta quarta-feira, 28, onde poderão ser recebidas para oitivas as pessoas, empresas, órgãos públicos e demais entidades relacionadas à tragédia.

Como a Jovem Pan mostrou anteriormente, a CPI foi instalada no dia 13 de dezembro de 2023, conta com um orçamento de R$ 120 mil e possui um cronograma de 120 dias para realizar os trabalhos, com possibilidade de prorrogação. Os primeiros prejuízos causados pela mineração da Braskem surgiram em 2018 e ocasionaram a evacuação de cerca de 55 mil pessoas de suas residências em Maceió, nos bairros de Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Investimentos contra enchentes batem recorde na cidade de SP

Prefeitura paulistana sob Ricardo Nunes investiu R$ 2,1 bilhões em 2023 em obras de...

Eduardo Leite está mais para barata tonta do que para Caramelo

A segunda-feira (21/5) começou com o governador Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao jornal...

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Mais para você