Nesta quinta-feira (19), aconteceu uma reunião entre o Promotor de Justiça da Comarca de Itamaraju, Dr. João Batista Madeiro, a Secretária de Saúde, Jane Evangelista, e seis médicos que chegaram ao município itamarajuense por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal.
A reunião, no gabinete da promotoria, foi a última ação do Ministério Público de Itamaraju, em 2013, com atuação no Programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade Para Todos”.
Segundo Jane Evangelista, os médicos vão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e deve sanar as pendências da recomendação do próprio Ministério Público, protocolada pelos Promotores de Justiça João Batista Madeiro Neto e Augusto Azevedo Júnior, contra o Prefeito Manoel Pedro Soares e contra a própria secretária de saúde.
A chegada dos médicos é considerada uma providência que deve alcançar os objetivos da recomendação, readequando os horários de atendimento de cada profissional integrante das equipes dos Postos de Saúde da Família – médicos, enfermeiros e dentistas -, de forma que seja cumprida a carga horária mínima. Muitos profissionais estavam lotados no município, acumulando indevidamente mais de dois cargos públicos.
O promotor de justiça, Dr. João Batista, disse que “o MP vai continuar fiscalizando as práticas da medicina destes profissionais no município, sem deixar de apoiar nas dificuldades”, destacou.
Muitos dos médicos que estão chegando ao país, por meio do Mais Médicos, já reúnem experiência em várias outras partes do mundo, sobretudo, na Ásia e na América Latina. Muitos deles já trabalharam na Venezuela, África do Sul, Líbia, Paquistão.
A Secretária de Saúde, Jane Evangelista, durante a reunião, lembrou que nas 21 (vinte e uma) Unidades Básicas de Saúde têm apenas 07 (sete) médicos atendendo a população. Com a chegada dos 06 (seis) novos médicos, a expectativa é que a oferta e a qualidade dos serviços de saúde seja sentida de forma positiva pela população.
Por / primeiro Jornal