InícioEditorialPolítica NacionalQue ninguém mais ouse acabar com a cultura do país, diz Lula

Que ninguém mais ouse acabar com a cultura do país, diz Lula

Sem citar Bolsonaro nominalmente, chama o antecessor de “tranqueira”; em fala, também critica o governo de Michel Temer

“Eu espero que nunca mais na vida apareça alguém que ouse acabar com o Ministério da Cultura”, disse Lula na inauguração de uma fábrica de medicamentos da Hemobrás Sérgio Lima/Poder360 – 20.mar.2024

PODER360 4.abr.2024 (quinta-feira) – 18h38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em evento em Pernambuco, o petista disse esperar que ninguém mais “ouse” acabar com a cultura do país. Esta é a 2ª vez que o atual chefe do Executivo brasileiro critica o seu antecessor só nesta 5ª feira (4.abr.2024).

“Eu espero que nunca mais na vida apareça alguém que ouse acabar com o Ministério da Cultura e acabar com a cultura nesse país”, disse Lula sem citar Bolsonaro nominalmente. A declaração se deu durante a inauguração da fábrica de medicamentos voltados para o tratamento da hemofilia, em Goiana (PE).

Em 2019, ainda no início de seu mandato, Bolsonaro extinguiu o Ministério da Cultura. Depois de ser eleito para o seu 3º mandato, Lula recriou o órgão.

Na noite desta 5ª feira (4.abr), o presidente sancionará o projeto de lei que institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura.

No evento, Lula disse ainda que, no restante de seu governo, pretende fazer o que “não foi feito” nos últimos 6 anos, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em referência aos governos de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.

O petista também chamou Bolsonaro de “tranqueira” e voltou a falar em “fábrica de mentiras” e de fake news.

“Esse país não pode ficar subordinado à fábrica de mentiras, à fábrica de fake news, à fábrica de ódio. É importante que vocês estejam dispostos a cuidar dos filhos de vocês para não permitir que as meninas e os meninos desse país sejam vítimas da quantidade de insinuações, de mentiras, de leviandades, de acusações, de coisas que não tem pé nem cabeça”, declarou.

Lula já havia feito críticas a Bolsonaro mais cedo nesta 5ª feira (4.abr). Em evento de inauguração a Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca, no município de Arcoverde (PE), o petista também falou na “fábrica de mentiras”, mas não citou Bolsonaro diretamente.

FÁBRICA DE MEDICAMENTOS HEMOBRÁS O governo Lula inaugurou na tarde desta 5ª feira (4.abr) uma fábrica de medicamentos para o tratamento da hemofilia, da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), em Goiana (PE).

A capacidade produtiva da fábrica será de 1,2 bilhão de unidades do medicamento fator 8 recombinante (Hemo-8r) por ano. O esperado pelo governo é que os medicamentos produzidos passem a abastecer o SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de setembro.

Lula foi acompanhado da primeira-dama Janja. Além dela, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também participaram do evento.

Eis a lista de autoridades presentes na cerimônia:

André de Paula, ministro da Pesca e Agricultura; Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais; Eduardo Honório, prefeito de Goiana (RE); Humberto Costa (PT-PE), senador. João Campos (PSB), prefeito do Recife; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco; Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; e Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Em reunião fechada, PM revela como vai funcionar o “Big Brother” de SP

São Paulo — Uma reunião fechada realizada na última quinta-feira (16/5), na sede da...

PM viola sigilo ao exibir reconhecimento facial: “Onde está o Wally?”

São Paulo — “A gente sempre brinca que é o ‘onde está o Wally’....

Mais para você