InícioPresidenciáveis privilegiaram o Sudeste nas agendas de 2013

Presidenciáveis privilegiaram o Sudeste nas agendas de 2013

19f9848ddf241c04f25e31f6119a05a1

A região Sudeste foi o principal destino das viagens nacionais feitas em 2013 pelos três prováveis candidatos ao Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Com motivações variadas, os deslocamentos para a região, que concentra os maiores colégios eleitorais do País, num total de 60,7 milhões de eleitores, refletem as diferentes estratégias políticas adotadas ao longo do ano e podem indicar os passos de 2014.

O levantamento do Estado foi feito a partir das agendas oficiais e registros das assessorias dos três políticos. Dos três presidenciáveis, Aécio foi o que mais privilegiou a região, apesar de ter sido o que menos viajou entre os prováveis candidatos. Das 45 viagens feitas em 2013, 35 foram para o Sudeste. Em nove dirigiu-se à capital paulista e em outras nove para cidades do interior do Estado – dominado há quase duas décadas pelos tucanos.

O foco em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, tinha um objetivo claro: ganhar visibilidade entre o eleitorado e vencer a resistência de parte dos correligionários, que preferiam o nome do ex-governador José Serra. No mês passado, Serra anunciou no Facebook seu afastamento da corrida presidencial. “Em 2013 Aécio precisava confirmar o que ele tinha pretensão de ser (candidato a presidente). Tinha que confirmar o apoio do partido”, afirma o deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE). O senador também não descuidou do seu reduto eleitoral: foi 13 vezes a Minas, Estado que governou por duas vezes.

Por | Agência Estado

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Confronto entre torcedores do Corinthians e Vasco deixa ao menos sete feridos e oito presos

Um confronto entre torcedores do Corinthians e do Vasco resultou em oito prisões e...

Yamandú Orsi, aliado de Mujica, vence eleições presidenciais e esquerda volta ao poder no Uruguai

O esquerdista Yamandú Orsi, da oposição Frente Ampla e aliado do ex-presidente José “Pepe”...

Garota é abandonada amordaçada às margens de rodovia após ser sequestrada na Bahia

Uma adolescente, de 15 anos, foi abandonada com a boca e pulsos amordaçados às...

Intermunicipal 2024: Castro Alves bate Crisópolis no jogo de volta e vence título inédito da competição

A Seleção de Castro Alves entrou para a história neste domingo (24) ao conquistar,...

Mais para você