O atacante Endrick pode se tornar Cidadão Benemérito de Brasília. O título é entregue pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do DF, e a homenagem ao futuro jogador do Real Madrid foi proposta pelo deputado distrital Max Maciel (PSol).
“O atleta é exemplo para uma geração inteira e motivo de orgulho para Taguatinga, para Brasília e para o Brasil. Sendo uma referência para a juventude negra e periférica do Distrito Federal, e demonstra constantemente a importância de seguir seus sonhos sem esquecer de onde veio”, destaca Max Maciel.
Endrick Felipe Moreira de Sousa nasceu em 21 de julho de 2006. Criado em Taguatinga (DF), começou a jogar futebol aos quatro anos de idade e também morou em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Hoje se despedindo do Palmeiras, o atacante teve curta, mas emblemática passagem pelo futebol brasileiro.
endrick-palmeiras-100-jovens-mais-experientes
Jogador recebeu críticas do movimento negro por atitude Franklin Jacome/Getty Images
Endrick comemora gol com escudo do Palmeiras
João Loureiro/Ag.Paulistão
endrick-del-valle-palmeiras-libertadores
Franklin Jacome/Getty Images
endrick-palmeiras-paulista-corinthians-13-milhoes
Endrick Fabio Menotti/Palmeiras
endrick-estilo-GettyImages-1843525794
Endrick assiste a jogo da NBA Winslow Townson/Getty Images
endrick-real-madrid-neymar-brasileirao-2009
Ricardo Moreira/Getty Images
endrick estilo Joilson Marcone CBF
Look Louis Vuitton Joilson Marcone/CBF/Divulgação
endrick-palmeiras-brasileirao-recordes
Alexandre Schneider/Getty Images
endrick estilo (2)
Moletom Off-White @endrick/Instagram/Reprodução
endrick-seleção-pré-olímpico
Joilson Marconne/CBF
endrick-selecao-brasileira
Catherine Ivill/Getty Images
endrick-selecao
Joilson Marconne/CBF
endrick-parabens-palmeiras
Cesar Greco/Palmeiras
Além do talento no campo, o projeto que concede o título de Cidadão Benemérito cita a representatividade do jovem para quem também tem a pele negra e luta contra as desigualdades sociais. “A trajetória de Endrick destaca o esforço dele e de sua família para se sobressair em um esporte extremamente competitivo, que muitas vezes perpetua o racismo. Sua notoriedade é resultado de seu talento e do apoio familiar, representando a realização do sonho de muitos meninos e jovens negros da periferia.”
A proposta de honraria foi apresentada nesta semana. Ela precisa de aprovação dos deputados distritais. O atacante se despediu da torcida do Palmeiras no Allianz Parque nesta última quinta-feira (30/5). O jovem de 17 anos vai jogar a Copa América 2024 pelo Brasil e, depois, vai para o Real Madrid, clube espanhol que o comprou.