InícioEditorialEconomiaMEI tem até esta sexta-feira prazo para entregar declaração anual

MEI tem até esta sexta-feira prazo para entregar declaração anual

Logo Agência Brasil

Os microempreendedores individuais (MEI) têm até esta sexta-feira (31) para acertarem as contas com o Leão. Acaba hoje o prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI).

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2023 havia 15.719.345 MEI ativos no país. Até a última quarta-feira (29), 7,91 milhões haviam enviado o documento, o que equivale a 50,33% do esperado.

Notícias relacionadas:

  • Receita paga nesta sexta o maior lote de restituição do IR da história.
  • Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda acaba hoje.

A DASN-MEI deve ser entregue mesmo por quem enviou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo também acaba hoje. Devem entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2023. Quem se tornou microempreendedor individual em 2024 só deve preencher a declaração em 2025.

Caso o profissional autônomo esteja encerrando as atividades como MEI, também deve enviar o documento. Nesse caso, é preciso escolher a opção “Declaração especial”. A DASN-MEI está disponível na página do Simples Nacional na internet.

Na declaração, o MEI deverá informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2023. O microempreendedor que estava ativo, mas não faturou no ano passado deve preencher o valor R$ 0,00 e concluir a declaração. Quem contratou empregado em 2021 deve marcar “sim” no campo que aparece no formulário.

Quem preenche o Relatório Mensal de Receitas Brutas tem o trabalho facilitado. Basta somar os valores de cada mês e informar na declaração.

Embora não deva ser entregue a nenhum órgão público, o Relatório Mensal de Receitas Brutas deve ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou à prestação de serviços. O documento deve ser arquivado por pelo menos cinco anos, junto das notas fiscais de compras e de vendas.

Quem não preencheu o relatório mensal pode apurar a receita bruta do ano anterior por meio da soma das notas fiscais. No entanto, terá mais trabalho do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Qual a diferença de um secador com íon?

Os secadores de cabelo são ferramentas essenciais para muitas pessoas, proporcionando uma maneira rápida...

Rio Grande do Sul inaugura 1ª “cidade provisória” em Canoas

Estrutura conta com 126 casas modulares e tem capacidade para receber cerca de 630...

Mani Rego, ex de Davi, foi convidada para A Fazenda e revela resposta

Assim como Camila Moura, Mani Rego ficou famosa após a participação de seu companheiro...

Quem são os alvos da PF por fraude em cartão de vacina de Bolsonaro

Na manhã desta quinta-feira (4/7), a Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação...

Mais para você