Após quatro dias de atividades gastronômicas e culturais, o Chocolat Festival Bahia chegou ao fim, no último domingo (21), no Centro de Convenções de Ilhéus, na zona turística Costa do Cacau. Foram 65 mil visitantes e R$ 20 milhões em negócios, com a participação de empreendedores nacionais e internacionais, além da arrecadação de seis toneladas de alimentos para o programa Bahia Sem Fome. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado, onde a Secretaria de Turismo (Setur-BA) divulgou a Estrada do Chocolate, roteiro temático da região.
“A edição 2024 superou todas as nossas expectativas na movimentação, com a solidariedade de baianos e turistas, que contribuíram para a campanha de combate à fome. Tivemos também jornalistas brasileiros e estrangeiros que visitaram a Estrada do Chocolate, para a divulgação dos atrativos da região em veículos de comunicação importantes. A cada ano, a associação da cultura do cacau ao turismo ganha mais força”, relatou o organizador do festival, Marco Lessa.
Já na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, a Base Náutica de Itaparica sediou a 2ª etapa do Campeonato Baiano de VA’A (canoa havaiana), com provas no sábado (20) e domingo (21), nas modalidades individual e em equipe. Mais de 250 competidores da Bahia, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro participaram de percursos de 6,5 km e 13 km, passando pela praia do Forte de São Lorenço e retornando para Itaparica. O evento chancelado pela Federação Baiana de VA’A (FEVAABA) teve o apoio da Setur-BA, responsável pela construção da base náutica, por onde circularam 900 pessoas nos dois dias, entre atletas e acompanhantes.
“Acreditamos na força do esporte como ferramenta de promoção turística. O apoio a eventos de canoagem reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a Bahia como destino do turismo esportivo, proporcionando experiências inesquecíveis e desenvolvimento econômico”, ressaltou o presidente da FEVAABA, Zeba Villas Boas.
Assessoria de Comunicação