InícioMercadante deve assumir Casa Civil no fim do mês

Mercadante deve assumir Casa Civil no fim do mês

A presidente Dilma Rousseff deve nomear o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para substituir a ministra Gleisi Hoffmann na Casa Civil, disse à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.

A escolha já era esperada no PT e entre os demais colegas de Esplanada dos Ministérios. A troca só deve ocorrer depois que Dilma retornar das viagens internacionais que fará a Davos, na Suíça, e Cuba. Dilma deve regressar ao Brasil no dia 28.

Gleisi deixará a Casa Civil para disputar o governo do Paraná.

A fonte disse à Reuters, sob condição de anonimato, que a presidente “está batendo o martelo” sobre a escolha de Mercadante durante uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o futuro ministro da Casa Civil no Palácio do Alvorada nesta segunda. O anúncio formal, porém, só deve ocorrer no fim do mês.

Mercadante ganhou prestígio com Dilma desde que assumiu o Ministério da Educação, em janeiro de 2012. O ministro vem sendo chamado pela presidente para discutir outros temas do governo e foi um dos auxiliares mais próximos durante o período de manifestações populares que tomaram as ruas das principais capitais em junho do ano passado.

Com a mudança de pasta, a expectativa no PT é que o papel de Mercadante na campanha de reeleição da presidente fique reduzido, já que sua principal função seria tocar o governo.

A troca na Casa Civil deve dar o pontapé inicial na aguardada reforma ministerial que Dilma disse que promoverá até o Carnaval. Pelo menos 10 ministros devem ser substituídos porque deixarão o governo para disputar as eleições.

As mudanças a serem promovidas por Dilma terão por objetivo também agregar o maior número possível de aliados para seu projeto de reeleição. Quanto mais partidos na aliança, mais tempo a petista terá na TV durante a campanha.

Por | Reuters

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Confronto entre torcedores do Corinthians e Vasco deixa ao menos sete feridos e oito presos

Um confronto entre torcedores do Corinthians e do Vasco resultou em oito prisões e...

Yamandú Orsi, aliado de Mujica, vence eleições presidenciais e esquerda volta ao poder no Uruguai

O esquerdista Yamandú Orsi, da oposição Frente Ampla e aliado do ex-presidente José “Pepe”...

Garota é abandonada amordaçada às margens de rodovia após ser sequestrada na Bahia

Uma adolescente, de 15 anos, foi abandonada com a boca e pulsos amordaçados às...

Intermunicipal 2024: Castro Alves bate Crisópolis no jogo de volta e vence título inédito da competição

A Seleção de Castro Alves entrou para a história neste domingo (24) ao conquistar,...

Mais para você