O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), vai promover uma webconferência como parte das ações do Programa Escola e Comunidade (Proec) na terça-feira, 24 de setembro, às 15h (horário de Brasília). O encontro, que terá transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, buscará auxiliar diretores escolares para a realização de uma oficina de prevenção a violências chamada “Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano no Ambiente Escolar”.
Isso acontece porque todas as escolas elegíveis para receber recursos do PDDE Escola e Comunidade — relativo ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) — devem elaborar um projeto de formação (manual) no sistema PDDE Interativo até 29 de setembro e a oficina deve estar inclusa na proposta. Além dela, cada escola deve incluir mais duas ações, que podem ser oficinas, visitas guiadas, rodas de conversa, palestras ou outras atividades que estejam alinhadas aos princípios do Programa. O portal do Proec, na seção de Projetos de Formação, oferece inspirações adicionais para as escolas elaborarem outras ações e, para facilitar o preenchimento do projeto de formação, disponibiliza no portal todas as orientações para elaborar as ações.
A oficina a ser tratada na webconferência destaca a importância da mediação de conflitos para evitar situações de violência, que podem prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Criar espaços de escuta ativa é essencial para manter relações interpessoais saudáveis, promovendo empatia e colaboração entre todos os participantes.
A proposta é realizar um trabalho para desnaturalizar as violências, com um olhar mais cuidadoso, compreendendo a comunicação para além da oralidade (fala), mas também reconhecer murmúrios, sons, negativas, reações e qualquer outra ação que possa dar o “indicativo de resposta” ao que é proposto.
Proec – O Programa Escola e Comunidade tem como objetivo fomentar a parceria entre escola, família e comunidade, visando a uma educação integral. Isso é feito por meio da participação de estudantes, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade em projetos que promovam cidadania, cultura de paz e melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
O Proec, assim, busca formar cidadãos plenos, promovendo oficinas que abordam temas relevantes, como a violência. Esta é definida como a ruptura da comunicação, que impede o diálogo e o reconhecimento do outro, resultando em danos físicos, psicológicos ou sociais.
Ascom do MEC, com informações da SEB