InícioLazer, vida e culturaSaúdeEconomia baiana: Volume de serviços cresce 1,2% em agosto; atividades turísticas tem...

Economia baiana: Volume de serviços cresce 1,2% em agosto; atividades turísticas tem alta

Em agosto, o volume de serviços na Bahia, na comparação com julho, expandiu 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Nessa análise, cabe destacar que a Bahia cresceu acima da média nacional (-0,4%) e recuperou parte da perda contabilizada em julho (-0,1%). Esse resultado é confirmado pela melhora da confiança empresarial do setor de serviços para o mês analisado.

Na comparação com agosto de 2023, o setor cresceu 3,5%, variação superior à média nacional (-0,4%). Três das cinco atividades cresceram, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (12,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares (11,0%), depois serviços de informação e comunicação (3,6%). Por outro lado, outros serviços (-9,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) recuaram. 

Na comparação entre janeiro e agosto de 2023, o setor avançou 1,1%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de serviços prestados às famílias (8,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,0%). 

Serviços de informação e comunicação (0,0%) apresentou estabilidade relativa. Por outro lado, duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo: outros serviços (-4,7%), seguida por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,9%). 

Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 2,4%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (7,2%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%), depois serviços de informação e comunicação (4,5%).

Em sentido oposto, as atividades outros serviços (-6,2%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%) contabilizaram retração. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,9%).

Volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 0,9% em agosto de 2024

Em agosto de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou estabilidade relativa frente a julho, após ter recuado 0,8% no mês passado.  Nessa comparação, a Bahia (0,9%) apontou a sexta variação mais expressiva entre locais investigados e superior à média nacional. 

No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mês de agosto do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 2,6%.  Nessa comparação, a Bahia (10,2%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

No volume das atividades turísticas, quando comparado janeiro e agosto de 2023, o Brasil apresentou expansão de 1,5%. Nessa comparação, a Bahia (8,2%) apontou a segunda variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novo presidente do TST quer conduzir gestão com foco na racionalização e afirmação da Justiça do Trabalho

Cerimônia realizada nesta quinta-feira (10) deu posse à nova mesa diretora do Tribunal Superior...

Grupo japônes Nihon Hidankyo vence Prêmio Nobel da Paz

O prêmio Nobel da Paz deste ano foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo,...

Deputado apresenta projeto que proíbe motoristas de ônibus de acumularem função de cobrador

O deputado estadual Samuel Junior (Republicanos) submeteu um Projeto de Lei para proibir que...

Análise da água indicará se João Miguel foi dopado antes de ser morto

Os institutos de Criminalística (IC) e de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do...

Mais para você