O esquema de segurança para o carnaval foi apresentado nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Cerca de 18 mil policiais vão trabalhar no evento, que vão contar com 150 câmeras de monitoramento em 80 pontos.
A experiência vai servir de teste para a Copa do Mundo. “Vamos fazer do carnaval o grande ensaio para a Copa do Mundo. Inauguramos o Centro Integrado de Gestão de Emergências, no Parque Tecnológico, e temos um caminhão que funciona com monitoramento de câmeras também”, afirma o secretário da SSP, Maurício Barbosa.
Parte dos policiais vai usar smartphones com acesso ao banco de dados da SSP para facilitar a identificação de criminosos. “Temos a certeza que vamos colocar na rua policiais capacitados, em condições de atuar em grandes eventos. Não é uma estrutura de guerra, é uma estrutura de paz”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Alfedro Castro.
Uma das principais novidades é que os foliões vão ser revistados antes de entrar nos circuitos. Os postos de abordagem vão ser instalados inicialmente nas estações de transbordo, Estação da Lapa, Avenida Centenário e no Campo Grande. O modelo será igual ao que foi utilizado no revéillon e, se considerado eficaz, deve ser ampliado nos próximos carnavais até alcançar 100% das entradas dos três circuitos.
Por | G1 BA