São Paulo — A cinco dias do 2º turno, um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (22/10), mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) mantém sua ampla vantagem sobre o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Nunes pontuou 51,7% das intenções de votos e Boulos, 39,6%. Em relação ao último levantamento do instituto, publicado na última quarta-feira (16/10), o prefeito teve uma oscilação negativa de 0,6 pontos percentuais, e Boulos, uma oscilação positiva de 0,4. A variação está dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais.
Na pesquisa desta terça, os brancos, nulos e indecisos somam 8,7%, valor semelhante ao da semana passada. De forma geral, o resultado indica pouca variação do que vem sendo registrado pelo instituto ao longo do segundo turno — nas três pesquisas feitas pelo Paraná Pesquisas desde 6 de outubro, Nunes variou apenas 1,1 ponto percentual (52,8% foi o seu maior resultado e 51,7%, o seu pior), e Boulos, 0,6 (36,9%, o maior e 39, o pior).
O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores em quem eles votariam em um cenário espontâneo, quando eles não têm acesso à lista de candidatos e precisam lembrar do nome deles por conta própria. Nessa versão, Nunes pontou 38,3% das intenções de votos, e Guilherme Boulos, 31,6%. Já 24,5% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam, e 5,2% declararam que irão votar em branco, nulo ou em ninguém.
Rejeição
Assim como em todos os outros levantamentos do instituto, a rejeição de Boulos é maior do que a de Nunes, apresentando uma leve variação negativa.
Na pesquisa mais recente, 48,1% dos eleitores disseram que não votariam no deputado para a Prefeitura de São Paulo de jeito nenhum, 0,7 ponto percentual a menos que os 48,8% da semana passada. Já Nunes aumentou a sua rejeição, saindo de 36,1% para 37,3%.
O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 1.500 eleitores, entre os dias 18 e 21 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-05509/2024.