InícioEditorialCâmara aprova urgência de PL que altera progressão de regime

Câmara aprova urgência de PL que altera progressão de regime

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (29/10), o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 1.112/2023, que pretende aumentar o tempo mínimo de cumprimento de pena para progressão de regime de presos condenados por homicídio contra autoridades públicas.

A proposta de autoria do deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) visa aumentar de 60% para 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena para progressão de regime. O texto argumenta que os crimes contra autoridades públicas são particularmente graves.

“Os crimes cometidos contra autoridades públicas já são mais graves por si só. Quando tratamos de crimes contra a vida, como o homicídio, a conduta se torna ainda mais grave. Nesse sentido, tais crimes têm sido mais frequentes, com as organizações criminosas tentando enfrentar o aparato estatal para poderem praticar crimes sem a interferência de autoridades”, defende o deputado.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o PL poderá ser analisado diretamente no plenário da Câmara, sem a necessidade de apreciação pelas comissões temáticas da Casa Legislativa.

A legislação atual permite que o condenado possa passar para um regime prisional mais branco. Para isso, o juiz responsável deverá analisar se o apenado preenche requisitos da lei, como o criminoso ser primário.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula ainda tem risco de sangramento intracraniano e deve repetir exames, dizem médicos

(FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) deverá repetir nas próximas 72 horas novos exames...

Governo inicia pesquisas arqueológicas em ilha privada de ex-deputado na Baía de Todos-os-Santos; entenda

A riqueza da Baía de Todos-os-Santos pode ir além da vista inigualável e das...

Celso Amorim diz que Brasil vive ‘mal-estar’ nas relações com a Venezuela após vetar entrada do país no Brics

O ex-chanceler Celso Amorim, que atua como assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula...

Polícia Federal conclui que houve “falhas evidentes” da SSP-DF nos atos de 8 de janeiro

A Polícia Federal (PF) concluiu que houve "falhas evidentes" na ação da Secretaria de...

Mais para você