São Paulo — O litoral de São Paulo tem atualmente 33 praias impróprias para banho, entre 175 monitoradas. É o que aponta o relatório da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), atualizado nesta quinta-feira (31/10).
Os municípios com mais praias poluídas no litoral norte são: Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba. Ao sul, a lista contempla Praia Grande e São Vicente como as piores em relação ao número de bactérias fecais encontradas na água.
O que é uma praia imprópria
A Cetesb divulga semanalmente a relação do número de bactérias encontradas nos mares, o que define a “balneabilidade” das praias. Após a análise, os locais não recomendados são sinalizados com uma bandeira vermelha. O próximo índice será publicado em 7 de novembro.
Os critérios levados em consideração são estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Para águas marinhas, a presença de enterococos em densidades superiores a 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros em duas ou mais amostras de um conjunto de cinco, ou valores acima de 400 UFC/100 ML na última amostragem, classifica a praia como imprópria para recreação de contato primário.”
Veja a lista completa atualizada:
Caraguatatuba:
Indaiá
Pan Brasil
Tabatinga – Rio Tabatinga
Tagatinga – Condomínio Gaivotas
Guarujá:
Enseada – Rua Chile
Perequê
Ilhabela:
Perequê
Portinho
Veloso
Itanhaém:
Praia Centro
Mongaguá:
Praia Central
Santa Eugênia
Flórida Mirim
Peruíbe:
Peruíbe – Icaraíba
São Sebastião:
Deserta
Pontal da Cruz
Praia Grande
Preta do Norte
São Francisco
São Vicente:
Milionários
Gonzaguinha
Praia da Ilha Porchat
Prainha
Ubatuba:
Enseada
Itaguá
Perequê-Mirim
Rio Itamambuca
Santa Rita
Praia Grande:
Balneário Flórida
Canto do Forte
Guilhermina
Vila Tupi
Real