As quatro décadas de criação do axé music será o principal tema do Carnaval de 2025 na Bahia. O ritmo carnavalesco baiano foi o tema escolhido pelo Governo do Estado para o festejo momesco na capital e em outras cidades que celebram a festa. A informação da escolha do estilo musical como homenageado foi revelada pelo secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro, nesta segunda-feira (4).
Questionado pela reportagem do Bahia Notícias sobre ações e iniciativas para o movimento musical, o titular da Secult apontou que variadas atividades ao tema serão realizadas ao decorrer do verão baiano, entre dezembro e março.
“Os 40 anos da Axé Music serão celebrados como tema do carnaval de 2025 do Governo do Estado, também com as nossas ações de verão ao longo de todo o processo, desde dezembro até março. Nós teremos muitas atividades relacionadas a isso, porque nós entendemos que a valorização do Axé Music, dos seus 40 anos, é uma valorização essencialmente da cultura baiana. A Axé Music ajudou a construir uma forma de expressão cultural na Bahia, ajudou a criar uma identidade muito própria para o nosso carnaval, que também se constituiu muito como ele é hoje a partir da Axé Music, e nós queremos valorizar não só aqueles grandes artistas, que até hoje estão aí, que marcam a história, mas também tantos outros artistas que ao longo desses 40 anos cantando, compondo, dançando, construíram essa identidade tão baiana. […]”, anunciou Monteiro.
O secretário indicou ainda que a homenagem é uma forma de preservar a cultura e tradição baiana.
“Nós faremos desse verão e desse carnaval um momento de celebração dessa história, como fizemos os blocos dos 50 anos dos blocos afro esse ano, porque nós entendemos que essas homenagens são uma forma essencial de salvaguardar a nossa tradição cultural para que as atuais e futuras gerações tenham contato com essa história e valorizem a nossa trajetória cultural tão relevante”, completou.