Após sete anos, o Brasil terá novamente um piloto na Fórmula 1. A Sauber, que a partir de 2025 será renomeada para Audi, anunciou nesta quarta-feira (6) a contratação de Gabriel Bortoleto, líder da Fórmula 2 na temporada de 2024.
O jovem piloto brasileiro fará dupla com o experiente Nico Hulkenberg e deixará o programa de desenvolvimento da McLaren, onde conquistou o título da Fórmula 3 em 2023.
“É um dos projetos mais empolgantes do automobilismo. Entrar para uma equipe que combina a rica história da Sauber e a tradição vencedora da Audi é uma honra. Quero crescer com esse projeto ambicioso e chegar ao topo do esporte a motor”, comemorou Bortoleto.
O chefe de equipe, Mattia Binotti, rasgou elogios ao talento do brasileiro e aposta na dupla com Hulkenberg para um futuro de sucesso na F1.
“Gabriel demonstrou que tem tudo para ser um grande campeão. A dupla formada por Nico e Gabriel representa a combinação perfeita de experiência e juventude, posicionando nossa equipe de forma forte para o futuro”, destacou Binotti.
A Sauber, atualmente na lanterna do campeonato, tem altas expectativas com a chegada da Audi e as mudanças no regulamento de motores previstas para 2026. A equipe busca se consolidar entre as principais do grid nos próximos anos.
Com a chegada de Bortoleto, a Sauber encerra o ciclo de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Vale lembrar que o último brasileiro a disputar uma temporada completa na Fórmula 1 foi Felipe Massa, em 2017. Pietro Fittipaldi realizou algumas corridas pela Haas em 2020, mas não disputou uma temporada completa.
TRANSMISSÃO DA F1 SEGUE NA BANDEIRANTES
A Band anunciou no dia 21 de outubro que continuará transmitindo a Fórmula 1 até o final de 2025. Em comunicado oficial, a emissora informou que, após negociações com a Liberty Media, detentora dos direitos de transmissão, não houve acordo para a rescisão contratual.
Rumores indicavam que a Globo era a principal interessada em adquirir os direitos de transmissão, especialmente após ter exibido o esporte pela última vez em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Um possível retorno da F1 ao “Plim Plim” ganhou força no início de outubro, após o “Upfront Globo”, evento onde a emissora divulgou os seus produtos para 2025, exibir um monoposto com seus logotipos e a pergunta “será?”.
Para a temporada de 2025, a expectativa é que o formato atual seja mantido: os treinos livres e classificatórios serão transmitidos pelo BandSports e as corridas, na TV aberta.