Ministros e assessores do Palácio do Planalto avaliam serem nulas as chances de o presidente Lula decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Esplanada dos Ministérios após as explosões no STF na quarta-feira (13/11).
Segundo auxiliares presidenciais, o governo Lula defende a apuração dos fatos com rigorosidade, mas entende não haver necessidade, pelo menos por ora, de os militares assumirem a segurança da Esplanada.
Investigação como “ato terrorista”
Como a coluna noticiou, a Polícia Federal decidiu investigar as explosões como um ato terrorista. A decisão foi confirmada à coluna pelo diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, na quinta-feira (14/11).
O inquérito ficará a cargo da Divisão de Enfrentamento ao Terrorismo da Diretoria de Inteligência da PF. Segundo Andrei, o homem-bomba, que acabou morrendo nas explosões, queria matar ministros do STF.
Em entrevista coletiva na quinta, o diretor-geral da corporação afirmou ainda que o incidente não foi um fato isolado e se conecta com outras investigações da PF, como o inquérito sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro.
O que é GLO?
As GLOs são operações autorizadas pelo presidente da República nas quais as Forças Armadas passar a atuar com poder de polícia em determinado território.