Em pleno feriado da Proclamação da República, uma operação fulminante das forças de segurança desarmou um cenário de terror no distrito de São João da Prata, município de Itamaraju.
A ação conjunta da RONDESP Extremo Sul e do PETO da 44ª CIPM resultou na morte de dois indivíduos suspeitos, identificados como Wanderson da Cunha Guilherme (36 anos), conhecido como “Primo”, e Gustavo Oliveira de Jesus (20 anos), o “Abacaxi”.
Denúncias apontavam que os dois suspeitos, armados e a bordo de uma motocicleta Honda Bros preta, estariam promovendo um toque de recolher forçado, com disparos de arma de fogo em via pública.
Com a comunidade em pânico, a Polícia Militar intensificou as rondas e localizou os acusados, que reagiram violentamente ao se depararem com a guarnição, abrindo fogo e fugindo em seguida. A perseguição continuou até que, após novos disparos, os suspeitos foram abatidos e encontrados ao lado de duas armas e drogas.
Entre os materiais apreendidos estavam uma pistola Taurus, um revólver calibre .38, carregadores, munições, simulacro de pistola, rádio comunicador, um caderno de anotações, drogas e uma moto sem placa, reforçando as suspeitas de envolvimento com atividades ilícitas na região. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passaram por exames periciais.
Com a operação, a Polícia desmantelou um foco de criminalidade e reafirmou seu compromisso com a segurança pública, mas as investigações ainda seguem, apurando a fundo as conexões e a real extensão das atividades criminosas de Wanderson e Gustavo.