InícioEditorialCorte do Carnaval do Rio elege cidadão não-binário: “Preconceito zero”

Corte do Carnaval do Rio elege cidadão não-binário: “Preconceito zero”

Na noite dessa sexta-feira (22/11), foi escolhida a Corte do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro. No concurso, organizado pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Milton Cunha apresentou a grande final, que contou com as apresentações do coreógrafo Alex Coutinho e Mayara Lima, rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, escola de samba do Grupo Especial carioca.

Os vencedores, julgados por famosos como João Diamante, Teresa Cristina, Renê Silva, Selminha Sorriso e Tia Surica, foram Thuane Rozario, como rainha; Kaio Mackenzie, Rei Momo; Rhuanda Monteiro, primeira princesa; Jéssica Almeida, segunda princesa; Luis Otávio, como muso; Bianca de Oliveira, musa; e no novo cargo, criado para representar a diversidade LGBTQIAPN+, Lucas Valentin, como cidadão não-binário.

Patrick Corrêa, presidente da Riotur, falou com exclusividade para a coluna Fábia Oliveira sobre as críticas com relação categoria que defende a bandeira do arco-íris, afirmando que preconceito não combina com Carnaval.

“Não tenho medo de crítica, todo mundo que toma uma decisão onde tem concurso, tem gente satisfeita ou não. O que construímos aqui é uma corte totalmente democrática, que quem quiser participar do concurso vai ser bem-vindo”, explicou.

Patrick seguiu: “O carnaval é isso, é a festa da diversidade, são os manifestos culturais. Quem quiser pode participar, independente de orientação sexual, de composição corporal, se tem samba no pé ou não”.

3 imagens

Patrick representa o órgão que é responsável pelo concurso

Corte Real do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro
1 de 3

Patrick Corrêa, presidente da Riotur, com a Corte Real do Carnaval 2025 do Rio

Reprodução

2 de 3

Patrick representa o órgão que é responsável pelo concurso

Reprodução

3 de 3

Corte Real do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro

Divulgação

Sobre críticas construtivas, Patrick Corrêa garantiu que sempre serão ouvidas. “Qualquer tipo de sugestão é super bem-vinda. A gente recebe e acolhe. Quem quiser fazer alguma sugestão, haja vista que a eleição do ano passado foi de uma forma e a desse ano em um outro formato, estamos abertos ao diálogo”, reforçou.

Corrêa ainda esclareceu que na festa não cabe julgamentos. “O prêmio de chegar à Corte Real é o fator maior, mas tem gente que se sente contemplada, simplesmente, de participar, de pisar no palco. Não podemos ter, no século 21, esse tipo de crítica à Corte. Preconceito zero, [preconceito] não combina com carnaval”, concluiu.

Veja quem são os eleitos da Corte Real do Carnaval 2025 do Rio de Janeiro:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RIOTUR (@riotur.rio)

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Inscritos no Enade devem responder questionários até este sábado

Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das...

Juliette relembra a morte da irmã aos 17 anos: “Não pude ajudar”

Nessa sexta-feira (22/11), participando da Expo Favela Innovation, em Fortaleza, no Ceará, Juliette Freire...

Se condenado, Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes em 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado nessa quinta-feira (23/11) pela Polícia Federal (PF)...

Escândalos esquecidos de Hollywood: De abortos forçados a assassinatos

Acredite ou não, os escândalos de Hollywood de tempos passados eram ainda mais selvagens...

Mais para você