InícioEditorial"A Bahia tem um protagonismo muito grande na MPB", diz Lídice da...

“A Bahia tem um protagonismo muito grande na MPB”, diz Lídice da Mata sobre PL para instituir Dia da Axé Music

A deputada federal Lídice da Mata (PCdoB), responsável pelo projeto de Lei que pede a instituição do Dia Nacional da Axé Music, falou pela primeira vez sobre a proposta, que será assunto em uma audiência pública convocada pela Comissão de Cultura para esta semana.

Em entrevista ao Bahia Notícias, a deputada falou sobre a importância do reconhecimento nacional do movimento musical, que completa 40 anos em 2025 e é responsável por dar o tom do Carnaval de Salvador.

“O Dia Nacional da Axé Música vem no sentido de homenagear a música baiana. Num grande momento que foi nesse período mais recente, em que novos cantores e compositores se lançaram no espaço da música nacional. É um gênero que surgiu na década de 80 e que surge no Carnaval e lança muitos novos cantores, a exemplo daquele que foi considerado o pai da axé, que é Luiz Caldas, nós temos cantoras como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, a própria Margareth Menezes, que se lançaram nesse período e se tornaram nomes nacionais e internacionais com esse estilo musical.”

Para Lídice, é necessário que o país entenda a grandeza do movimento iniciado em Salvador e a importância dele para a construção da identidade brasileira. “A Bahia tem um protagonismo muito grande na música popular brasileira e esse período também precisa ser reconhecido nacionalmente como um momento importante da nossa música e da música brasileira, da música do Carnaval da Bahia e essa música que encanta multidões em todo o país”, afirmou.

Foto: Câmara dos Deputados

A proposta foi apresentada no último dia de outubro pela deputada federal, que sugere o dia 17 de fevereiro como a data a ser marcada no calendário de forma oficial para celebrar o movimento musical, já que é neste mês que costuma ter início as festividades carnavalescas.

Na justificativa do PL n.4187/2024, Lídice pontua que o ritmo criado na Bahia “tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil” e que a criação de uma data exclusiva para lembrar o movimento musical contribuirá para a valorização e preservação da Axé Music.

No dia 27 de novembro, às 15h30, está marcada para acontecer a reunião ordinária para debater o projeto de lei apresentado por Lídice. A audiência pública acontecerá no Anexo II, Plenário 10, em Brasília.

Para o encontro, foram convidados os secretários de Cultura da Bahia e de Salvador, Pedro Tourinho e Bruno Monteiro, o secretário de Turismo Maurício Bacellar e a ministra da Cultura Margareth Menezes.

É esperada também a participação de Ivete Sangalo, Durval Lellys, Luiz Caldas, Manno Góes, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, além do empresário Paulo Borges e dos jornalistas Osmar Martins e Hagamenon Britto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Delegado da PF relata “recado de intimidação” após indiciar Bolsonaro

Delegado da Polícia Federal (PF) que imputou múltiplos crimes a Bolsonaro, Fábio Alvarez Shor...

Veja a impressionante decoração de Natal do Castelo de Windsor

O Castelo de Windsor já está preparado para o Natal, com decorações deslumbrantes que...

PF imputa 2 crimes a Van Hattem por declarações contra delegado

A Polícia Federal (PF) indiciou Marcel Van Hattem (Novo-RS) por conta de um discurso...

Clínica de Salvador cria ação com novos benefícios em saúde e descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros

  A Clínica da Mulher se une a mais de quarenta parceiros e expande especialidades...

Mais para você