A Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), irá realizar as suas ações previstas dentro das atividades da Operação Hagnos, no Sul do estado da Bahia.
Operação de caráter nacional, a Hagnos é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), que tem como objetivo desencadear uma série de ações integradas com foco no enfrentamento à violência infanto-juvenil, promovendo ações coordenadas das forças de segurança pública estaduais e federais em todo o país. A operação foi pensada dentro de um cenário que retrata um número alarmante de casos de violência que teve como vítimas crianças e adolescentes na Bahia.
Segundo relatório da UNICEF, em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil mais de 15 mil crianças e adolescentes foram mortas de forma violenta nos últimos três anos, e 165 mil foram vítimas de violência sexual. Na Bahia, segundo o Atlas da Violência de 2024, 993 adolescentes, entre 15 e 19 anos, e 60 crianças, entre 0 e 14 anos, foram vítimas de homicídio no ano de 2022, prevalecendo a violência doméstica e intrafamiliar.
A SPREV que já integra a operação, desde o início de suas atividades no dia 1º de novembro com campanhas educativas digitais, atuará, nos dias 27 e 28, nos municípios de Itabuna e Ilhéus, território identidade do Litoral Sul da Bahia, com a execução do Projeto Reintegrança. Este projeto utiliza-se de estratégias lúdicas e educativas para aproximar profissionais da segurança pública de crianças e adolescentes que já tenham vivido alguma situação de violência ou estejam em condição de ressocialização.
O projeto se propõe ainda a aproximar estes profissionais a estes jovens no intuito de quebrar paradigmas e, através da criação de um ambiente de confiança, permitir que o cuidado e a prevenção se potencializem, buscando evitar, desta forma, a vitimização, dores e traumas nesta sensível e importante parcela da sociedade.
As atividades realizadas buscam estimular a mudança na relação entre o/a profissional da segurança pública e as crianças, adolescentes e jovens, através de momentos lúdicos, educativos, interação com a arte e leitura, promovendo suas ações em parceria com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (SESP) da Bahia: Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.
Informações
O que: Operação Hagnos, através do Projeto Reintegrança, da
SSP/SPREV
Onde:
27 de novembro, das 8h às 16h, no Colégio Estadual de Tempo Integral
Professor Adeum Hilário Sauer (Itabuna/BA)
28 de novembro, das 8h às 16h, no Colégio Estadual de Tempo Integral
Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa (Ilhéus/BA)
Fonte: Tenente-Coronel PM Cleydi Milanezi – Diretora de Direitos
Humanos da SSP/SPREV.
Telefone: 71 988619529
Contato: Capitã PM Laís Aline – Chefe da Assessoria de Comunicação
da SPREV, em exercício
Telefone: 71 9884350-67
E-mail: [email protected]