InícioNotíciasPolíticaSupremo forma maioria pela permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de...

Supremo forma maioria pela permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo Brasil

Os símbolos religiosos deverão ser mantidos em órgãos públicos brasileiros após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria acerca do tema, nesta segunda-feira (25). 

Até agora são seis votos pela rejeição de um recurso do Ministério Público Federal (MPF), que pede a proibição do uso de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos espalhados pelo país. Os outros cinco ministros deverão votar nesta terça-feira (26), quando está previsto o fim do julgamento virtual. 

Para o MPF, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e da laicidade do Estado. As informações são da Agência Brasil. 

Os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin seguiram o voto do relator, Cristiano Zanin.

Em seu voto, Zanin ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do Brasil. Dessa forma, segundo o ministro, a manutenção dos símbolos nas repartições não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu o ministro relator.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Homem acusado de ameaçar morte de Lula e incitar violência contra LGBTQIA+ na Uesb é preso em Conquista

A Polícia Civil da Bahia, através da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista,...

Quanto custa um DJ: descubra o preço para animar seu evento

Ah, música! Quem não gosta de uma boa batida para animar a festa? Quando o...

AL-BA aprova criação da Bahia Filmes, a primeira empresa estadual audiovisual do Brasil

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou com unanimidade o Projeto de Lei 25532/2024,...

Saiba o que está por trás da prisão de Liziane Gutierrez no Marrocos

O sumiço de Liziane Gutierrez das redes sociais tem motivado: a ex-Fazenda está presa,...

Mais para você