A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou com unanimidade o Projeto de Lei 25532/2024, que prevê a criação da Bahia Filmes – Companhia de Audiovisual do Estado da Bahia, que será a primeira empresa estadual de audiovisual do Brasil, após votação realizada em sessão nesta terça-feira (26).
O deputado estadual, Marcelino Galo (PT), ressaltou a importância do projeto e enfatizou o papel do governador em sua elaboração. “Uma iniciativa do governador Jerônimo Rodrigues, que compreendendo claramente a necessidade de uma terra onde pulsa a cultura de ter uma empresa para fomentar, para apoiar, para desenvolver esse segmento cultural”.
“O governador incorporou a iniciativa ao seu programa de governo. E hoje ele vem para Assembleia Legislativa e por unanimidade nós vamos aprovar para que seja instituído a Bahia Filmes no nosso estado”, completou.
A intenção é consolidar a Bahia como um centro estratégico para o setor audiovisual, proporcionando novas chances de crescimento econômico e cultural. A empresa, sob a forma de economia mista, tipo de sociedade que reúne capital privado e público, contribuirá para a consolidação da identidade cultural do povo baiano através do cinema e do audiovisual, reconhecidos internacionalmente.