InícioNotíciasPolíticaApenas 25% dos 417 municípios baianos oferecem políticas públicas para mulheres, revela...

Apenas 25% dos 417 municípios baianos oferecem políticas públicas para mulheres, revela estudo do IBGE

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou um cenário preocupante para as mulheres baianas: apenas 25,12% dos 417 municípios do estado possuem políticas públicas específicas para o gênero. Os dados da pesquisa Munic 2023 apontam para uma desigualdade significativa no acesso a serviços e programas que promovam os direitos das mulheres, especialmente nos municípios de menor porte.

O levantamento demonstra que, embora tenha havido um aumento no número de municípios com políticas para mulheres entre 2018 e 2023, a Bahia ainda se encontra abaixo da média da Região Nordeste. Enquanto estados como Pernambuco apresentaram avanços significativos, alcançando quase a totalidade dos municípios com estruturas específicas, a Bahia se destaca negativamente.

Os dados do IBGE revelam que a maioria dos titulares dos organismos executivos das políticas para mulheres é branca (57%), seguida por pardos (35%) e pretos (7,1%). Essa distribuição racial varia significativamente entre as regiões do país. As regiões Norte e Nordeste, foram as únicas onde a maioria dos gestores é parda. Essa disparidade reflete as desigualdades raciais existentes no país e a necessidade de promover a diversidade nos espaços de decisão.

A pesquisa indica que a maioria dos municípios baianos que possuem políticas para mulheres concentra suas ações em setores subordinados a outras secretarias, como a assistência social. Essa realidade demonstra a necessidade de fortalecer a institucionalização das políticas para mulheres, garantindo que elas tenham autonomia e recursos suficientes para atender às demandas do gênero.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Superintendente da PRF é afastada após foto no QG do Exército vazar

Vanessa Martins Felix, superintendente executiva da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Distrito Federal, foi...

As comidas proibidas pelo Rei Charles no Palácio

Quando você nasce em uma família real, muitos aspectos da vida são diferentes da...

PM apreende adolescente com drogas e arma de fogo no Sudoeste baiano

Um adolescente foi apreendido com uma arma de fogo e entorpecentes na manhã desta...

Deputado estadual propõe homenagem ao secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, na AL-BA

Na justificativa, o deputado petista escreve que o titular da pasta de Meio...

Mais para você