Os elefantes-marinhos são mamíferos, conhecidos por seu tamanho imponente e características físicas únicas. O nome desses animais gregários faz referência ao focinho inflável encontrado nos machos adultos, semelhante às trombas de elefante.
São duas as espécies de elefantes-marinhos, o elefante-marinho-do-norte e o elefante-marinho-do-sul, que habitam principalmente as regiões costeiras do Pacífico e do Atlântico.
O que é um elefante-marinho e de onde eles são?
Adaptados à vida aquática, os elefantes-marinhos são excelentes nadadores e mergulhadores, podendo alcançar grandes profundidades em busca de alimentos, como peixes e lulas.
Durante a temporada reprodutiva, no entanto, estes mamíferos migram em grandes grupos para as praias, onde disputam por território. Como mencionado, o nome elefante-marinho vem do grande órgão nasal dos machos, que se assemelha a uma tromba, utilizado para emitir rugidos agressivos durante a temporada.
Se a intimidação não funcionar, as disputas podem se transformar em batalhas violentas e sangrentas. Quando o território é definido, os machos reúnem de 40 a 50 fêmeas, que são muito menores do que seus companheiros.
Os machos de ambas as espécies atingem um comprimento de aproximadamente 6 metros e um peso de cerca de 4 toneladas, enquanto as fêmeas chegam apenas a cerca de 3 metros e 800 kg. As fêmeas dão à luz um único filhote por ano, durante os meses de inverno no hemisfério norte, após uma gestação de 11 meses.
Leia também:
- Ovo de réptil marinho “estranho” ganha status de segundo maior do mundo
- Qual é o mamífero de gestação mais longa no mundo?
- Quais são os maiores mamíferos do mundo?
Elefante-marinho-do-norte
Os elefantes-marinhos-do-norte (Mirounga angustirostris) são encontrados no Pacífico Norte, desde a Baja California, no México, até o Golfo do Alasca e as Ilhas Aleutas. Como eles preferem frequentar ilhas em vez do continente norte-americano, seus grupos de reprodução geralmente migram para locais como Año Nuevo, Point Reyes e Piedras Blancas.
Animais desta espécie nascem com uma pelagem preta, que cai quando desmamam de suas mães, por volta de um mês de idade. Após essa muda, uma pelagem cinza-prateada e elegante é revelada. Dentro de um ano, a pelagem se torna marrom prateada.
Elefante-marinho-do-sul
Os elefantes-marinhos-do-sul (Mirounga leonina) vivem em todo o Oceano Antártico, ao redor do continente antártico e na maioria das ilhas subantárticas. Eles são cobertos por uma pelagem amarelada ou marrom-acinzentada. A cada ano, eles passam por uma muda, perdendo a pelagem e uma camada de pele subjacente antes de crescer uma nova ao longo de um mês.
O post O que é um elefante-marinho e de onde eles são? apareceu primeiro em Olhar Digital.