InícioNotíciasPolíticaJustiça concede habeas corpus a empresário acusado de chefiar organização criminosa na...

Justiça concede habeas corpus a empresário acusado de chefiar organização criminosa na Bahia

O empresário baiano acusado de chefiar uma organização criminosa na Bahia, Cézar Paulo de Morais Ribeiro, teve a solicitação de prisão domiciliar concedida após decisão judicial, nesta segunda-feira (2). Cézar Ribeiro havia sido preso em setembro deste ano, no município de Caetité, após ser denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por um homicídio ocorrido em 6 de março de 2024.

O suspeito é acusado de chefiar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e outros delitos relacionados. A prisão ocorreu por meio da Operação Holofote, que utilizou um sistema de videomonitoramento para alcançar o suspeito. O suspeito estava cumprindo pena no Conjunto Penal de Salvador. 

Na decisão de soltura desta segunda, concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Corte afirmou que mediante a necessidade de um tratamento cardiológico do suspeito “a concessão de prisão domiciliar se apresenta como medida necessária e proporcional para que o paciente receba o tratamento especializado que sua condição exige, assegurando o respeito aos direitos fundamentais e a preservação de sua vida”, diz o documento. 

Em setembro, após investigações, o MP declarou que o denunciado já havia sido condenado pela prática de outro homicídio qualificado, com pena de 13 anos e sete dias, a qual está sendo cumprida em regime aberto desde junho de 2023. Assim, “em respeito ao princípio da celeridade e para evitar demandas desnecessárias, estendo os efeitos dessa decisão ao processo na fase de execução penal, a fim de evitar a interrupção de acompanhamento por especialista médico-cardiológico extramuros, o que é essencial para continuidade do tratamento e para minorar o risco de vida.”, conclui a decisão de soltura. 

Cézar Ribeiro teria liderado ações de uma organização criminosa de tráfico de drogas e “encomendado” a execução da vítima, Weliton Pereira, também integrante do grupo criminoso. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira faz despedida no plenário da Câmara e diz que voltará para ‘chão de fábrica’

(FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), falou em "voltar...

De dilema a solução: psicologia e trabalho mental viram ‘peças-chave’ para futebolistas de alto rendimento

São muitos os clubes que ainda não possuem profissionais da psicologia em seu corpo...

Ministra das Finanças do Canadá renuncia ao cargo após conflitos com Trudeau

A ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou sua renúncia ao cargo, uma...

Pastor da Assembleia de Deus é acusado de abuso sexual contra zeladora em Igreja do Piauí

O pastor Francisco das Chagas Pinto Vieira dos Santos, vinculado à Convenção das Igrejas...

Mais para você