Com o objetivo de conscientizar a comunidade, pais e alunos sobre a segurança na escola, a direção do CELEM – Colégio Luís Eduardo Magalhães localizado no Bairro Cristo Redentor, em Itamaraju esteve realizando na manhã desta quarta-feira (16), uma reunião extraordinária.
O encontro aconteceu no próprio pátio da escola e contou com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e organizada. Além de dezenas de pais, moradores e alunos da instituição.
Com o tema “Manifesto em favor da segurança no ambiente escolar”, a discussão foi pautada sobre educação e disciplina dos alunos, em suas casas e na escola. Afinal, a educação começa em casa.
Durante as palestras, os professores da rede estiveram pontuando algumas atitudes e ocorrências que eventualmente ocorrem na escola por conta da falta de segurança. E até opinando sobre algumas ações que podem ser realizadas com o apoio das famílias.
Bem como orientar os seus filhos para fazer o uso de uniformes que identifique o aluno da rede, respeitar os horários das aulas, não levar nenhum objeto na bolsa que coloque em risco a vida dos outros alunos, respeitar os professores e colegas, não agir de forma grosseira se envolvendo em discussões e brigas, dentre outras.
De acordo com a Diretora do CELEM, Ivonete Lima, a medida foi adotada para que a escola conte com o apoio direto dos pais, participando de discussões em prol da segurança.
“Hoje a unidade dispõe de cerca de 1.000 alunos, e muitos deles tem passado por situações um tanto fora do comum. Alguns alunos já foram vítimas de agressões físicas, assaltos por colegas, furtados e até sofrem ameaças. E não podemos fechar os olhos diante desses fatos”, explica a direção.
Estiveram participando ativamente das discussões uma representante da Direc 8, o Major da 43ª CIPM, Ivo Leão, o conselheiro Tutelar Aimberê e o presidente da APLB Sindicato de Itamaraju.
De acordo com informações todas as revindicações foram colocadas em pauta e um documento foi realizado onde será encaminhado as autoridades competentes.