O Relatório de Sustentabilidade 2013 da Veracel Celulose apresenta os principais resultados obtidos em 2013 nas áreas econômica, socioambiental e de governança, bem como os principais desafios e oportunidades enfrentados pela Veracel na busca da materialização de sua atuação na região.
O maior destaque de 2013 é o aprimoramento do relacionamento da empresa com as comunidades vizinhas e com as instituições que podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento do Sul da Bahia. O fortalecimento dos relacionamentos tem sido possível a partir do diálogo e da transparência, reunindo esforços de diferentes instituições e atores sociais na busca pelo desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico da região.
Além disso, a empresa alcançou o segundo melhor resultado de sua história em produção de celulose e o melhor em relação ao controle ambiental de suas atividades. Também foram conquistadas a manutenção das certificações na área florestal e a dupla certificação para o 5º grupo de produtores rurais que fazem parte do Programa Produtor Florestal da Veracel (PPF).
Neste Relatório, a Veracel ainda apresenta sua Matriz de Materialidade, o modelo de Sustentabilidade Empresarial e relata os desafios estabelecidos para 2014.
O documento segue as Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), que constitui o modelo de produção de relatórios de sustentabilidade mais difundido entre organizações em todo o mundo. Além disso, foi submetido à verificação externa do Bureau Veritas Certification, que atestou sua aderência aos princípios de conteúdo e qualidade da Diretriz GRI-G4 e atendimento a todos os indicadores de desempenho essenciais das Diretrizes GRI.
A edição em PDF do Relatório de Sustentabilidade 2013 da Veracel está disponível no site da empresa (www.veracel.com.br), na área Sobre a Veracel, no link Transparência => Relatório de Sustentabilidade.
Por Ascom/Veracel