InícioDois morrem após rebelião no conjunto penal de Itabuna

Dois morrem após rebelião no conjunto penal de Itabuna

Dois detentos morreram e ao menos 15 ficaram feridos durante rebelião iniciada na manhã desta sexta-feira (23), no Conjunto Penal de Itabuna, na região sul da Bahia.
De acordo com comunicado afixado na unidade, os nomes das vítimas são Claudemir Francisco dos Santos e Márcio Cardoso dos Santos, que erão do pavilhão dois.
Durante a tarde, familiares continuavam na frente do conjunto penal reclamando que não conseguiam informações sobre o que aconteceu com os detentos.
De acordo com a polícia, a rebelião começou por volta das 5h da manhã desta sexta-feira. Na ação, os presos quebraram paredes e queimaram colchões. Policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha durante a tentativa de conter a situação.
Os feridos, alguns em estado grave, receberam primeiros atendimentos do Samu ainda no estacionamento da unidade e foram levados posteriormente para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Por meio de nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) informou que ocorreu uma briga entre dois grupos rivais, o que resultou na rebelião.
“Os grupos rivais eram separados entre os Pavilhões 1 e 2, que foram totalmente destruídos pelos internos. A parede que separava as alas foi derrubada viabilizando o confronto entre os grupos. A situação foi controlada ás 11h pela ação coletiva da Cipe Cacauira, do Comando Especial 15º Batalhão e da Tropa Especial Rondesp do 2º CPR Sul”, diz a nota da Seap.

Por causa da depredação, parte dos internos serão transferidos para outras unidades, entre elas, Salvador.
Por | G1BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF deflagra operação para apurar ameaças ao presidente do União Brasil

São cumpridos 5 mandados de busca e apreensão no interior do Pernambuco; os alvos...

Paraná Pesquisas: 61% acham que podem ser punidos por falar e escrever

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (7/5) revela que 61% dos brasileiros consideram que podem ser...

Cascão, da ‘Turma da Mônica’, quebra tabu e entra na água para ajudar o RS; entenda

A Turma da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, em 1970,  tem inúmeros...

Cármen Lucia diz que tem medo de ‘coronelismo’ nas redes sociais

Durante evento realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a...

Mais para você