A bola finalmente rolou para os profissionais no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (15/1) o Campeonato Paulista teve início com direito a um tradicional clássico no Allianz Parque: Palmeiras e Portuguesa mediram forças, e o Verdão levou a melhor sobre a Lusa, vencendo o jogo por 2 x 0.
Palmeiras foi para o jogo com cinco jogadores formados na base. Além do já consolidado Estêvão, também estiveram entre os titulares: Naves, Vanderlan, Fabinho e Thalys. Este último, inclusive, começou a temporada disputando a Copinha com a equipe sub-20 do Verdão.
Primeiro tempo
O time alviverde, atual tricampeão do Paulistão, dominou as ações da partida, enquanto a Portuguesa, nos momentos em que tinha a bola, tentava sair jogando, mas sendo pouco incisiva nas jogadas.
O primeiro gol saiu aos 11 minutos de jogo. O goleiro Rafael Santos da Portuguesa deu um chutão para frente, a bola voltou para Maurício que tirou dois jogadores da Lusa da jogada, invadiu a área e chutou forte para marcar o primeiro gol do Palmeiras na partida.
Aos 22 minutos, Rômulo cruzou na área e encontrou Richard Ríos que cabeceou para fora, levando perigo ao gol da Portuguesa. Um minuto depois, na ponta da grande área, Estêvão apareceu para chutar a gol e, mais uma vez, levar perigo ao gol de Rafael Santos, mas sem sucesso. Enquanto o Palmeiras tentava a todo custo aumentar a vantagem no placar, a Portuguesa não conseguia sair jogando e tinha muita dificuldade em manter a posse de bola.
Aos 30 minutos, Thalys brigou pela bola na área e tocou para Rômulo que passou para Richard Ríos. Cara a cara com Rafael Santos, o colombiano chutou para boa defesa do goleiro da Lusa.
A primeira chance da Portuguesa aconteceu aos 33 minutos. Lucas Hipólito encontrou o atacante Maceió na entrada da área, que chutou por cima do gol defendido por Weverton.
Com 39 minutos de jogo, Estêvão pedalou contra os defensores da Portuguesa e deu um belo passe para Maurício, que finalizou forte para mais uma defesa do goleiro Rafael Santos.
Segundo tempo
O Palmeiras manteve o domínio do jogo, com posse de bola e envolvendo o adversário. A Portuguesa, apesar de um pouco melhor do que na primeira etapa, não conseguia levar muito perigo ao gol de Weverton.
Aos 6 minutos, em jogada rápida do Palmeiras, Lucas Hipólito, da Portuguesa, derrubou Estêvão próximo a área. A falta resultou em cartão amarelo para o jogador da Lusa. Na cobrança de falta, Estêvão chutou por cima do gol de Rafael Santos.
Com 11 minutos do segundo tempo, após cruzamento na área do Palmeiras, Daniel Júnior chutou a bola no braço do zagueiro palmeirense Murilo e o árbitro assinalou pênalti para a Portuguesa. Após consulta ao VAR, o juiz voltou atrás, não considerando o movimento como suficiente para a penalidade.
O Palmeiras aproveitou o momento para acelerar o jogo. Com apoio da torcida, a equipe do técnico Abel Ferreira promoveu várias idas ao ataque, acuando a defesa da Portuguesa.
O volante Hudson, da Portuguesa, segurou o meia do Palmeiras, Richard Ríos na zona de ataque do Verdão, e acabou tomando cartão amarelo, o segundo do jogo. Ríos cobrou a falta de longa distância, que, mais uma vez, levou perigo ao gol da Lusa.
O Verdão ampliou o placar aos 24 minutos do segundo tempo. Em jogada ensaiada da equipe, Estêvão cobrou escanteio curto, tocou para Marcos Rocha que deu um passe magistral para encontrar Maurício. De frente para Rafael Santos, o meia chutou firme e marcou o segundo gol dele e do Palmeiras na Partida: 2 x 0.
Aos 31 minutos o meia Rômulo, do Palmeiras, foi amarelado por um puxão sobre o volante Fernando Henrique, da Portuguesa. As equipes diminuíram o ímpeto no ataque, e a partida acabou mesmo pelo com a vitória alviverde por 2 x 0.
O Palmeiras volta a campo neste sábado (18/1). O Verdão visita o Noroeste no Estádio Alfredo Castilho, em Bauru, interior do estado de São Paulo às 18h30. Já a Portuguesa joga contra o Novorizontino às 20h30, no Estádio do Canindé, na capital paulista.
Outros jogos do Paulistão nesta quarta-feira (15/1):
Novorizontino 0 x 1 Ponte Preta
Velo Clube 0 x 2 Noroeste
Guarani 2 x 0 Botafogo-SP