Na madrugada de 29 de julho de 2023, um crime brutal assustou a população de Itamaraju. Uanderson da Conceição (18 anos) foi assassinado dentro de sua própria casa, localizada na Rua Mantiqueira no bairro Itatiaia. O jovem tentou reagir, armado apenas com um facão, contra três criminosos que invadiram sua residência e o executaram a tiros, enquanto sua companheira e seu filho, de apenas um ano, se escondiam dentro do guarda-roupas.
A motivação do crime
A suspeita de que Uanderson estaria delatando traficantes. Ele havia recebido ameaças, mas se recusou a sair de casa. Horas depois do assassinato, um homem ferido deu entrada no Hospital Municipal de Itamaraju. Ele alegou ter sido vítima de um assalto na BR-101, mas sua versão era repleta de contradições.
Vários indício ligavam Davi Laurenco Santos (27 anos) ao crime. A investigação da Polícia Civil seguiu uma trilha inquestionável: o sangue encontrado na casa da vítima era dele. Apesar de recusar o exame de DNA, a perícia usou gazes hospitalares para comprovar sua identidade.
Davi tentou escapar da Justiça, mas foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (18), no Conjunto Penal de Itabuna, onde já cumpria pena por outros crimes. Sua ficha criminal inclui um roubo de carga em Teixeira de Freitas, além de um homicídio em Alcobaça (2024).
A operação da Delegacia Territorial de Itamaraju demonstra mais uma vez a eficácia da investigação criminal na luta contra a impunidade. O sangue não mente. As provas são irrefutáveis. É a justiça sendo feita.