19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Guerra do tráfico em Caraíva: Homem foi morto a tiros de fuzil em aldeia indígena

Compartilhe

Um violento confronto entre facções criminosas transformou a pacata Aldeia Xandó, localizada no território indígena de Barra Velha, em um cenário de terror nesta terça-feira (04 de março). A troca de tiros deixou um morto e pelo menos dois feridos, espalhando pânico entre turistas que aproveitavam o carnaval na região de Caraíva, em Porto Seguro.

O embate ocorreu em plena luz do dia, quando Adilson Oliveira de Souza Júnior, 26 anos, conhecido como Cocada, tombou sem vida após ser atingido por disparos de fuzil calibre 5.56. O jovem era ligado a uma das facções que disputam território na região.

Dois outros homens com ferimentos à bala deram entrada no hospital municipal de Itamaraju, e a polícia suspeita que tenham participado do confronto. Nenhum turista foi ferido, mas a cena de correria e tensão marcou a manhã sangrenta no local.

FORAGIDO DO BARALHO DO CRIME ENVOLVIDO NO CONFRONTO

As investigações apontam que Uillian da Silva Guimarães, vulgo Gordura, um dos criminosos mais procurados da Bahia, esteve diretamente envolvido no tiroteio. Desde outubro de 2023, ele figura no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, ocupando a carta de Dama de Ouros.

Com uma extensa ficha criminal que inclui tráfico de drogas, homicídio, latrocínio e roubo a banco com explosivos, Gordura fugiu do presídio de Eunápolis em dezembro de 2023. Desde então, tem sido apontado como peça-chave em ações violentas na região.

Ainda em outubro, ele participou de um ataque ousado onde criminosos encurralaram policiais militares dentro de um mercadinho em Caraíva, na tentativa de resgatar um comparsa preso. A ação resultou em uma intensa troca de tiros, durante a qual uma turista foi feita refém. O grupo conseguiu escapar antes da chegada de reforços.

A polícia segue em busca de informações sobre os envolvidos no tiroteio em Aldeia Xandó. O caso reforça o clima de instabilidade e violência que assola a região, onde o turismo convive com o avanço do crime organizado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você