Uma itamarajuense de 36 anos foi presa pela Polícia Civil de Teixeira de Freitas nesta quinta-feira, 10 de abril, após anos sob os olhos da Justiça. Janaina Martins Costa Silva foi capturada em cumprimento a um mandado de prisão definitivo, expedido pela 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.
A prisão não é apenas mais um número nas estatísticas. Trata-se de uma condenação grave, fruto de uma longa investigação e julgamento que culminou na sentença de nove anos, nove meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime fechado. Os crimes pelos quais Janaina foi condenada incluem Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico, que estão tipificados nos artigos 33 e 36 da Lei de Drogas (11.343/06).
A ação policial, meticulosa e amparada pela Justiça, trouxe à tona um passado que, aparentemente, Janaina tentava deixar para trás. A autoridade policial responsável fez contato com o advogado da acusada, assegurando os direitos legais durante todo o procedimento. Após a formalização da prisão, a detida foi imediatamente comunicada ao sistema judiciário, para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.
O caso reacende o debate sobre o alcance da justiça criminal e o papel do combate ao tráfico de entorpecentes, ainda mais quando envolve pessoas que, por anos, permaneceram em liberdade enquanto suas condenações transitavam em julgado. A prisão de Janaina evidencia que, mesmo após o tempo, a lei segue em vigor e o crime cobra seu preço.