De acordo com a Justiça Eleitoral, as eleições em Itamaraju, transcorreram com tranquilidade neste domingo (05). A apuração terminou, pouco mais das 22 hs, possibilitando notar uma eleição acirrada.
No decorrer do dia várias pessoas foram detidas por estarem praticando atos ilegais, a tão conhecida “boca de urna”, sendo encaminhados para a DEPOL, onde foi realizado um boletim de ocorrência. Após prestarem depoimento, os acusados ganharam a liberdade e responderão por crime eleitoral.
Outro ponto negativo do dia foi a grande quantidade de santinhos e panfletos que sujaram as ruas da cidade, principalmente nas proximidades dos locais de votação. A equipe da área de limpeza municipal deverão ter grande trabalho durante os próximos dias.
Dos 42.294 (quarenta e dois mil duzentos e noventa e quatros) eleitores apenas 31196 (trinta e um mil, cento e noventa e seis) compareceram as sessões eleitorais. Contabilizando 73,76% dos votos.
Nas urnas foi notada grande votação favorável ao governo municipal, onde seus principais aliados mantiveram as primeiras colocações nas urnas.
Garantindo grandes posições no estado estão os deputados federais Ronaldo Carletto e Valmir Assunção, eleitos entre os 11 mais votados do Estado.
Mudanças
Agora a sociedade local, aguarda mudanças e empenho na aprovação de emendas, que beneficie a cidade e região. Apesar do governo estadual ser sucessor da atual gestão, que venceu, após as pesquisas apontarem o oposto. No entanto foi apoiado pelos deputados Ronaldo e Valmir.
No próximo dia 26 novamente os eleitores deverão voltar as urnas, para escolher o presidente, onde Aécio Neves enfrenta a atual presente Dilma.