A BM Varejo Empreendimentos Spe S.A, proprietária da rede hoteleira francesa BMF e liderada pelo empresário Alexandre Allard, adquiriu a concessão do Palácio Rio Branco, de Salvador (Bahia) em janeiro de 2022.
Segundo a licitação, o período de concessão do palacete é de 35 anos. Neste momento, o grupo Rosewood Hotels & Resorts não faz parte das negociações, nem participou do processo de licitação.
Situado na Praça Thomé de Sousa, no Centro Histórico da capital baiana, o Palácio Rio Branco foi construído junto com a fundação da cidade, em 1549. Foi a residência e a sede de despachos oficiais dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis por quase dois séculos, quando a capital brasileira foi transferida para o Rio de Janeiro, em 1763.
Em 1912, o palacete foi bombardeado a mando do presidente Hermes da Fonseca, em ação para destituir o governador Aurélio Viana. Sete anos depois, foi reerguido e ganhou o nome atual, em homenagem ao barão do Rio Branco, servindo como sede do governo estadual até 1979. Depois, abrigou a Secretaria de Cultura, a Bahiatursa e o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia.
Por não possuir mais traços de sua arquitetura original, o palácio não é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), mas tem a máxima importância
histórica do Brasil.